Com a atualização mais recente do Windows 10 já começando a ser distribuída para os usuários do sistema, muita gente começa a ganhar acesso à nova versão do Edge. O navegador da Microsoft – exclusivo da nova plataforma – já vem apagando há tempos a mancha deixada pelo Internet Explorer e acaba ganhando ainda mais força após a chegada do Creators Update.

Já mencionamos anteriormente – após uma visita ao escritório da Microsoft em São Paulo – que o browser é um dos pilares da empresa para esse update e que ele deve ganhar muitas ferramentas em sua nova edição, como a organização e o gerenciamento de abas, a pré-visualização de tabs, a adição do SmartScreen e o suporte a ebooks, certo? Porém, o mais interessante é que algumas mudanças nos bastidores preparam o software para o futuro.

O WebVR permite a reprodução de mundos imersivos dentro do navegador

Depois da atualização, por exemplo, o aplicativo passa a dar acesso a uma série de novas tecnologias, que vão de recursos de realidade virtual a funções voltadas para diversão ou jogatina. Com a própria internet evoluindo e ganhando muito mais funcionalidades ao longo dos últimos anos, era de se esperar que os navegadores recebessem um verdadeiro banho de loja para não ficarem para trás.

No caso da nova encarnação do Edge, o usuário passa a poder contar com novidades como: WebVR, uma solução online para headsets VR; Web Payments, um recurso que visa tornar o comércio eletrônico mais dinâmico no browser; WebRTC, uma ferramenta que dá ainda mais força para vídeo, áudio e texto na internet; Web Authentication, que recorre ao Windows Hello para validar a sua identidade em diversos sites e serviços; e, por fim, Web Assembly, que trabalha com jogos e outros aplicativos pesados diretamente no programa.

A expectativa é de que o Edge fique muito mais competitivo

Com isso, a expectativa da Microsoft parece ser fazer com que o Edge fique muito mais competitivo quando comparado ao Chrome e ao Firefox – que costumam ser bem mais rápidos na introdução de novas ferramentas e tecnologias. Para os internautas, fica a esperança de que o navegador da companhia de Redmond seja melhor que os seus concorrentes além da autonomia e da economia de energia nos notebooks.

Cupons de desconto TecMundo: