Embora em outros tempos sua tecnologia e seus recursos fossem verdadeiros reis da internet, adornando sites de todos os tipos, temas e gostos, o Flash está quase que literalmente com os seus dias contados. Depois de a Google lançar oficialmente uma versão do Chrome que chuta o formato para escanteio em favor do mais atual e dinâmico HTML5, agora é a vez da Microsoft mandar avisar que o novo navegador da casa, o Edge, também vai seguir um caminho parecido.

De acordo com uma postagem no blog oficial do Windows 10, a empresa de Redmond deixou claro que o antigo padrão vai ser praticamente aposentado na próxima atualização do browser. A ideia é que, ao ser instalado, o programa desabilite automaticamente o Flash e ative a reprodução em HTML5 caso ela esteja disponível na página. Se o novo player não for oferecido, o software deve apresentar aos internautas a opção de ativar o plugin legado.

O usuário terá a opção de ativar o plugin caso seja necessário

A estratégia é bem semelhante a implementada recentemente pela Gigante das Buscas, incluindo a “isenção” desse bloqueio a grande portais e sites que ainda dependem muito dessa tecnologia – embora, no caso da Microsoft, não haja uma listagem das marcas nessa situação ou quanto tempo elas têm para se adaptar ao novo formato. Segundo a publicação da companhia, os integrantes do programa de testes da casa – o Insider – devem receber muito em breve esse update, ajudando a polir possíveis rebarbas dessa mudança.

Google, Apple e até Mozilla já deixaram claro seus planos de substituir o Flash

Quando o usuário final pode esperar pela novida? Tudo indica que essa versão do navegador vai ser liberada ao público geral no início de 2017, muito provavelmente junto do já bastante aguardado Creator’s Update – o próximo grande pacote de atualizações programado para o Windows 10. Seja como for, não é como se a Microsoft estivesse dando algum tipo de golpe baixo na Adobe, uma parceira de longa data. Isso porque Google, Apple e até Mozilla já deixaram claro seus planos de substituir completamente o Flash no futuro próximo.

Cupons de desconto TecMundo: