Vem aí o nano-chip, um cartão SIM 40% menor do que o modelo atual

1 min de leitura
Imagem de: Vem aí o nano-chip, um cartão SIM 40% menor do que o modelo atual

Chip 40% menor é compatível com hardwares atuais (Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

O European Telecommunications Standards Institute (ETSI) deu o sinal verde para um novo padrão de formato de chip (cartão SIM), que será 40% menor do que o modelo existente. Em uma reunião realizada em Osaka, no Japão, o comite técnico do órgão aprovou o novo formato, de 12,3 x 8,8 mm. A espessura continuará a mesma: 0,67 milímetros.

O novo padrão, que está sendo chamado de nano-chip, será aceito nos hardwares atuais e executará as mesmas funções dos chips existentes. O formato aprovado pelo ETSI é muito semelhante ao conceito sugerido pela Apple, que propôs abrir mão dos seus royalties caso o seu padrão fosse aceito. A Motorola, RIM e Nokia também estavam na briga para impor um formato padrão.

Apesar do ETSI ser um órgão Europeu, diversos países de outros continentes são filiados à ele, o que deve garantir uma padronização mundial do novo formato. Quem não gostou muito da decisão foi a Nokia, que classificou o novo padrão como "tecnicamente inferior e não adequado para um número significativo de aplicações". Apesar disso, a empresa adotará o novo padrão.

Fontes: Engadget, ETSI, The Verge

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.