Fatia de mercado do Internet Explorer diminui para menos de 50%

1 min de leitura
Imagem de: Fatia de mercado do Internet Explorer diminui para menos de 50%

O Internet Explorer sempre foi o navegador mais utilizado no mundo. Isso se deve (em grande parte) pela instalação integrada a todos os sistemas operacionais Windows. Apenas a Europa é uma exceção a este monopólio, pois uma liminar da justiça mandou retirar a instalação integrada, dando a opção ao usuário de escolher o navegador já na primeira utilização. No mercado europeu, a participação do Internet Explorer é de apenas 40,26%.

De acordo com o site StatCounter o Internet Explorer possuía praticamente dois terços do mercado há apenas dois anos atrás e, desde então, seu marketshare só diminuiu. O Mozilla Firefox vem se mantendo estável, com uma porcentagem sempre próxima de 30%, e o Google Chrome aumentou sua participação em três vezes no último ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Marketshare por navegador.

Fonte: StatCounter

É interessante notar que, apesar da diminuição da parcela de mercado do Internet Explorer como um todo, a participação de mercado do Internet Explorer 8 só aumentou no último ano. Saiu de 16,72% em setembro de 2009 para 29,38% em setembro de 2010. Já o Google Chrome 6.0, lançado há menos de dois meses, já possui 7,76% do mercado.

Marketshare por versão de navegador.

Fonte: StatCounter

E a guerra dos navegadores continua. Será que o Google Chrome fará com o Internet Explorer o que o IE fez com o Netscape anos atrás? Só o tempo dirá! Ou quem sabe uma certa ferramenta de previsão do futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.