Será que dessa vez funciona? (Fonte da imagem: Divulgação/Buscapé)

Depois de muitas críticas e elogios, a Black Friday brasileira pode estar com os dias contados. Isso porque boa parte dos organizadores e participantes do evento no Brasil estão se preparando para criar uma nova data de superpromoções para o e-commerce nacional. O Buscapé está organizando o que está sendo chamado oficialmente de “Dia do Consumidor Brasil”. A proposta já está sendo apoiada por vários órgãos ligados ao comércio eletrônico, além de diversos varejistas.

De acordo com o comparador de preços, Americanas.com, Casas Bahia, Centauro, Dell, Extra, Magazine Luiza, Marisa, Netshoes, Pontofrio, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino e Walmart.com já estão fazendo parte do grupo que participará do evento e pretendem acabar com a fama de “Black Fraude” que acometeu as versões passadas da Black Friday brasileira.

Para engordar as vacas magras

O CEO do Buscapé Company, Rodrigo Borer, explicou que o evento, além de comemorar o Dia do Consumidor, servirá ainda para dar um gás ao comércio virtual em um período conhecido pela baixa nas vendas. “Assim como a Black Friday, a data trará inúmeras promoções em lojas online, com descontos expressivos, ajudando a alavancar as vendas no começo do primeiro semestre, período tradicional de retração do consumo”, comentou Rorer.

Por ser um comparador de preços e estar disposto a organizar o evento, o Buscapé parece ter mais chances de sucesso nessa grande leva de descontos que o pessoal da Black Friday teve. O comparador mantém um histórico de oscilações de cada produto, o que deve ajudar o consumidor a pegar algumas lojas no flagra.

De qualquer maneira, o Dia do Consumidor Brasil acontecerá anualmente, sempre na quarta-feira posterior ao dia 15 de março, o Dia do consumidor propriamente dito, ou nesta data quando cair nesse dia da semana. Até agora, não há mais detalhes sobre a natureza das promoções, faixas de descontos ou que tipos de artigos entrarão nessa leva de promoções.

Cupons de desconto TecMundo: