As 10 maiores rivalidades tecnológicas do mundo contemporâneo

7 min de leitura
Imagem de: As 10 maiores rivalidades tecnológicas do mundo contemporâneo

Competição gera inovação. Pelo menos na área da informática isso nunca deixou de ser verdade. Porém, essa disputa acirrada pela maior fatia de mercado também tem o seu lado negativo e reflete, muitas vezes, em brigas públicas e pequenos “barracos” na imprensa especializada.

Logo abaixo você encontra uma lista das principais rivalidades da indústria e alguns detalhes das pancadarias que elas renderam. Preparado? FIGHT!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Samsung x Apple

É provável que você tenha acompanhado boa parte da peleja entre Apple e Samsung pelas notícias publicadas no Tecmundo. Mas caso você tenha perdido a saga, podemos resumi-la para você em uma única expressão: guerra de patentes.

Samsung Instinct, o comedor de maçãs (Fonte da imagem: Mark Evans Tech)

Apesar de a Samsung fornecer componentes eletrônicos para a Apple, como diversos chips que integram o iPhone e o iPad, as empresas passaram a se enfrentar desde 2008, quando a sul-coreana lançou o smartphone Instinct com o slogan “apple eater” (comedor de maçãs).

Depois disso, a desavença foi ficando cada vez pior. Em novembro de 2011, a Samsung atacou a Maçã com outra peça publicitária provocativa — desta vez, retratando consumidores fazendo fila em frente a uma Apple Store e incapazes de ver que o Galaxy S2 era melhor do que o iPhone a ser lançado.

Neste ano, a Samsung propagou ainda mais sua mensagem de combate à Apple ao veicular em pleno Super Bowl  o comercial sobre o Galaxy Note, que novamente aborda consumidores em fila na frente de uma Apple Store. Mas, desta vez, todos são libertados. Veja acima.

2. Sun Microsystem x Microsoft

Esta é uma rivalidade antiga e que já durou mais de uma década. O cofundador da Sun Microsystem, Scott McNealy, dedicou boa parte do seu trabalho a abalar a hegemonia da grande concorrente de sua empresa, a Microsoft.

McNealy (esq.) e Ballmer (dir.), de rivais a parceiros em alguns anos (Fonte da imagem: Microsoft)

Durante esse período, McNealy disparou diversas pérolas, sendo que muitas foram coletadas em um artigo da CNET. Entre as declarações mais famosas, estão chamar o Windows NT de “bola de pelo gigante”, o Windows ME de “Windows More Errors” e dizer que a MS era comandada por “Ballmer e Butt-head”. A própria sede da empresa e suas dependências eram chamadas por McNealy de “a besta de Redmond e seu império do mal”.

Do outro lado também não faltaram declarações de “amor”.  Ballmer, por exemplo, disse certa vez que “McNealy é monomaníaco sobre a Microsoft” e também que a “Sun é uma companhia burra” e com “gente de QI abaixo de 50”. Apesar disso tudo, as duas companhias entraram em um acordo de cooperação em 2004.

3. Apple x Microsoft

Esta é antiga, mas pode ser resumida com os fatos contados por Steve Jobs durante uma entrevista. De acordo com o site Mashable, a relação entre Apple e Microsoft começou com o lançamento do Apple II, que continha softwares da Gigante de Redmond.

Depois disso, o MS-DOS, da Microsoft, foi adotado pelos PCs da IBM em 1981. A Apple lançou o Macintosh em 1984, mas a empresa de Bill Gates já havia se tornado uma grande concorrente e, durante o lançamento do Windows 95, o sistema operacional da Microsoft já havia conquistado 90% dos PCs do mundo.

(Fonte da imagem: BetaNews/Notebookcheck)

A Apple nunca conseguiu recuperar essa fatia do mercado, mas deu a volta por cima no início da década de 2000, conquistando o mercado de dispositivos móveis. A Microsoft bem que tentou introduzir a ideia de um tablet 10 anos atrás, mas pelo visto, aquele não era o momento e nem o design ideal.

4. Apple x IBM

Nos anos 80, a antipatia da Apple pela sua principal concorrente, a IBM, era tão grande que a Maçã chegou a comparar a Big Blue com o Grande Irmão, o vilão do livro 1984, de George Orwell, em um comercial exibido durante o Super Bowl, um dos horários mais populares e mais caros da TV norte-americana.

(Fonte da imagem: Reprodução/Target Trust)

Mais do que isso, Gates declarou que “se, por alguma razão, cometermos grandes erros e a IBM ganhar, a minha intuição diz que entraremos na Idade das Trevas para a computação por pelo menos 20 anos”.

5. Sony x Microsoft

Desde que a Microsoft entrou para o mercado de video games, a empresa tem tentado derrotar a Sony. O Playstation 2 deu o primeiro round da peleja para a Sony, mas a Microsoft se recuperou depois, com o lançamento do Xbox 360.

Recentemente, as duas companhias investiram no lançamento de controles que permitem uma interação maior com os títulos, por meio do movimento do corpo. O Playstation 3 tem o Move, acessório que foi analisado pelo Baixaki Jogos em 2011. Para concorrer com ele, a Microsoft lançou o Kinect, projeto que dispensa o uso de controles nas mãos do jogador.

Fãs defendem com propriedade o console de sua preferência (Fonte da imagem: Tech Junky)

A fabricante do Playstation, para não deixar barato, lançou um comercial em que tirava sarro do concorrente. “Quem quer fazer de conta que a mão é uma arma? Estamos na terceira série?”, dizia um personagem, em uma referência clara ao Kinect.

6. Apple x Dell

Esta foi uma briga engraçada. O CEO e fundador da Dell, Michael Dell, conseguiu irritar Steve Jobs, em 1997, ao declarar que, se ele estivesse no comando da Apple, “fecharia tudo e devolveria a grana para os acionistas”. Desde então, a Dell tem se defendido, alegando que essa frase foi tirada de contexto e que o que Michael tentou dizer foi que ele não seria CEO de outra empresa que não fosse a Dell.

É claro que as desculpas não colaram e, mais tarde, Jobs chegou a afirmar que a “Apple e Dell são as únicas fazendo dinheiro na indústria. Eles lucram sendo uma espécie de Wal-Mart. Nós lucramos pela inovação”. Um belo “tapa de luvas”, como diriam por aí.

7. Apple x Google

Poucas empresas irritaram tanto a Apple quanto a Google. O motivo? Lançamento do Android, sistema operacional para dispositivos móveis que Jobs acreditava ser uma cópia do iOS.

A ira do ex-CEO da Apple atingiu índices altíssimos, a ponto de Jobs fazer a seguinte declaração: “Eu vou destruir o Android porque ele é um produto roubado. Eu desejo que isso se torne uma guerra termonuclear... Eu vou até o meu último suspiro de vida, se eu precisar, e eu vou gastar cada centavo dos US$ 40 bilhões da Apple no banco para consertar esse erro”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Mesmo depois de toda essa braveza, a Google homenageou o criador da Apple em sua página inicial, logo após o falecimento de Jobs.

8. AT&T x Verizon

A competição entre as duas operadoras telefônicas dos Estados Unidos nunca foi muito amigável. Entretanto, a briga esquentou um pouco mais em 2011, quando a Verizon também começou a vender o iPhone e tirou a exclusividade da AT&T.

Na ocasião, as duas empresas começaram a trocar algumas alfinetadas por meio de peças publicitárias. Um bom exemplo é o comercial da Verizon em que um técnico de testes inicia uma conversa usando um iPhone e diz “Sim, agora eu consigo te escutar”, querendo demonstrar que a comunicação melhorou com a nova operadora.

A resposta da AT&T foi um comercial dizendo que, pela Verizon, era impossível conversar no iPhone e navegar na internet ao mesmo tempo. Finalmente, a Apple tentou acalmar a peleja com um anúncio dizendo que “duas é melhor do que uma”. Pelo menos para a Maçã.

9. Apple x Adobe

A esta altura, você já deve ter notado qual é a empresa que mais se envolve em rivalidade nesta lista, certo? Mesmo assim, a Apple não pensou duas vezes antes de comprar briga com a Adobe. O motivo, é claro, só poderia ser o Flash, ferramenta que Steve Jobs não tinha muito apreço e que deixou de ter suporte nos gadgets da Apple.

O ex-CEO da Maçã chegou a declarar que a Adobe “tem todo o potencial para fazer coisas interessantes, mas eles se negam a fazer... Sempre que um Mac trava, frequentemente é por causa do Flash”.

Anúncio feito pela Adobe sobre a retirada do Flash no iPhone (Fonte da imagem: Reprodução/New York Times)

Inicialmente, a Adobe combateu as declarações de Jobs com um anúncio que dizia “Nós amamos a Apple”, mas “O que nós não amamos é que qualquer um tente tirar a sua liberdade na hora de escolher o que você vai criar, como vai criar e o que você quer ver na internet”.

Com o passar do tempo, a briga foi se apagando e, em 2011, a Adobe até mesmo publicou um anúncio que demonstrava um iPad sendo usado como plataforma de um de seus produtos.

10. Electronic Arts x Valve

É notório o crescimento da Valve, principalmente graças ao Steam. A plataforma de venda de jogos conquistou o público com seus preços para lá de atrativos. Com isso, a pirataria diminuiu substantivamente e acabou criando-se praticamente um novo ponto de encontro para jogadores — sejam casuais ou hardcore. O problema é que a gigantesca Electronic Arts pode não ter gostado muito do ritmo das coisas.

A EA, talvez na tentativa de desbancar a Valve, lançou um concorrente no ano passado: o Origin. A semelhança é notável e a intenção é a mesma: a comercialização de games no formato digital, porém priorizando os títulos da empresa californiana.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

A Electronic Arts já tentou adquirir sua concorrente várias vezes, com valores que podem superar 1 bilhão de dólares. É difícil saber o que pode acontecer nos próximos anos, mas Peter Moore — gerente de operações da EA — já afirmou que não existe rivalidade. Será?

Fontes: Investors.com, CNET, Microsoft, Mark Evans Tech e Mashable

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.