The BRIEF

Estorno de compras: veja os direitos do consumidor ao devolver um produto

Precisa devolver um produto? Então, veja quais são os direitos do consumidor previstos por lei na hora do estorno da compra.

em 10/01/2023, 14:30
Estorno de compras: veja os direitos do consumidor ao devolver um produto

Fonte:  Pexels 

Imagem de Estorno de compras: veja os direitos do consumidor ao devolver um produto no tecmundo

Uma das dúvidas mais frequentes dos consumidores que compram online ou presencialmente é sobre como fazer a devolução de produtos em casos de troca ou arrependimento da compra. 

Pensando em responder essas questões e mostrar quais são os direitos do consumidor previstos por lei, trouxemos uma matéria completa sobre o assunto. Confira abaixo! 

Quais os direitos do consumidor na devolução de compras pela internet?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

Os direitos do consumidor em compras pela internet são um pouco mais amplos do que os direitos previstos para aquisições feitas estabelecimentos físicos. Isso porque, o ambiente virtual não possibilita que o cliente pegue o produto em mãos ou faça um teste antes de adquiri-lo.

Por isso, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor permite que as compras realizadas pela internet possam ser devolvidas por qualquer motivo em até 7 dias  – após a entrega do produto. Dentro desse prazo, o cliente pode realizar a devolução por motivos de arrependimento, mal funcionamento e embalagem violada.

Após os período, os consumidores ainda têm o direito de sinalizar o mau funcionamento em até 30 dias para produtos de bens não duráveis – como alimentos e roupas – e em até 90 dias para produtos de bens duráveis – tal qual os eletrodomésticos.  

Como funciona o estorno de compra – ou devolução?

O estorno de compras pode acontecer em diversas situações diferentes, como no cancelamento da venda ou na cobrança de taxas indevidas. No caso da devolução de produtos, ele ocorre após a loja receber novamente o item em seu estoque. 

O dinheiro normalmente é devolvido na forma do pagamento realizada pelo consumidor, como cartões de débito, crédito e PIX. No caso de pagamentos em dinheiro, o valor pode ser devolvido tanto em espécie, no caso de lojas físicas, como também em depósito na conta bancária.

De acordo com a lei, o prazo para que o estorno seja feito pelo lojista é de no máximo 7 dias após o consumidor demonstrar que se arrependeu da compra realizada. 

No entanto, o valor devolvido pode demorar um pouco mais para ser visualizado em cartões de crédito, já que o processamento do estorno pela operadora do cartão depende de alguns fatores, como a data de fechamento da fatura. 

Como fazer a devolução de um produto?  

(Pexels/Reprodução)(Pexels/Reprodução)

Para devolver um produto, os consumidores devem seguir as orientações estipuladas pela própria empresa, uma vez que não existe uma regra geral de como o pedido deve retornar aos estoques.

No caso de compras online, algumas lojas podem solicitar que o comprador leve o produto a uma loja dos Correios e faça o envio ao centro de distribuição mais próximo. Por outro lado, alguns estabelecimentos solicitam que as próprias transportadoras busquem os itens na residência do consumidor. 

Da mesma forma, a devolução de compras realizadas em lojas físicas tendem a seguir orientações que variam do tipo de produto comercializado, como roupas e eletrodomésticos. Sendo assim, a melhor maneira de saber como proceder é entrando em contato diretamente com o estabelecimento. 

Em nosso site, temos alguns tutoriais de como solicitar o estorno em lojas como a Shopee e o Mercado Livre

Posso devolver um produto comprado em loja física?

A devolução de produtos adquiridos na loja seguem regras diferentes das compras realizadas no ambiente virtual. De acordo com o Código do Consumidor, ao realizar a compra de um bem não durável com problemas, como alimentos, bebidas e roupas, o cliente tem até 30 dias para solicitar o estorno.

No caso de produtos de bem durável, como os eletrodomésticos, o consumidor possui um prazo de 90 dias para entrar em contato com a loja onde realizou a compra e sinalizar qualquer tipo de problema. 

Entretanto, é preciso saber que nem sempre o estabelecimento tem a obrigação de fazer a troca ou a devolução imediata do produto. No caso de problemas de funcionamento, o lojista deverá enviar o item à assistência técnica para que ele seja consertado. Após o procedimento, o produto precisa ser retornado ao consumidor em no máximo 30 dias.

Caso o prazo não seja cumprido, obrigatoriamente o cliente tem direito a escolher uma das 3 situações diferentes: realizar a substituição do item, receber o valor pago ou ainda ficar com o produto defeituoso e ter um abatimento no valor da compra.

Além disso, algumas lojas ainda podem criar regras próprias para a devolução ou troca de produtos que não apresentem defeitos, como é o caso de roupas e calçados. Essa atitude tende a fidelizar o cliente e oferecer uma maior segurança para a compra, mas é preciso lembrar que a loja não possui a obrigação de devolver o dinheiro caso o item esteja em perfeito estado.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade! 

Veja também