Site do BC que mostra dinheiro esquecido em bancos volta dia 14

1 min de leitura
Imagem de: Site do BC que mostra dinheiro esquecido em bancos volta dia 14
Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central do Brasil confirmou a data em que o Sistema Valores a Receber (SVR) será novamente disponibilizado para a população. As consultas serão retomadas em 14 de fevereiro de 2022, quando a plataforma volta ao ar com uma maior capacidade de atendimento.

O serviço indica se você tem algum valor a receber em bancos ou demais instituições financeiras por contas não encerradas. Na data de lançamento, que foi na última segunda-feira (24), o sistema passou por instabilidade e chegou a sair do ar pela quantidade de acessos — 50 vezes mais que os cliques tradicionais na página.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como resultado, o Banco Central tirou o serviço do ar dois dias depois e começou a trabalhar em melhorias, inclusive de segurança.

Anote na agenda!

O prazo divulgado, entretanto, vale apenas para a retomada das consultas: as solicitações de transferências só podem ser agendadas novamente a partir de 7 de março deste ano.

Além disso, o órgão garante que os valores não vão expirar. "Não há risco de prescrição ou perda desses recursos, que permanecerão guardados pelas instituições financeiras à espera de seus proprietários", diz o comunicado.

Por fim, o BC ainda alerta que golpes envolvendo o SVR podem surgir com ofertas antecipadas de consulta ao sistema, mas devem ser ignorados e denunciados como fraude.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.