Espanha regulará influenciadores em marketing de criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Espanha regulará influenciadores em marketing de criptomoedas
Imagem: Icons8_team/Pixabay

As campanhas publicitárias de criptoativos, presentes em quase todos os países do mundo, inclusive com a participação de influenciadores de mídia social, começam a sofrer algum tipo de regulação. Segundo uma reportagem da agência Reuters nesta segunda-feira (17), a Espanha determinou que seu organismo regulador do mercado de ações supervisione essas ações de marketing, visando garantir que os investidores estejam cientes dos riscos envolvidos.

A partir do mês que vem, influenciadores de mídia poderão continuar veiculando anúncios de criptomoedas na Espanha, porém a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) irá exigir que as campanhas sejam notificadas ao órgão com pelo menos dez dias de antecedência. As novas exigências atingem todos os influencers com mais de 100 mil seguidores que são contratados para promover criptoativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a publicação, o crescimento acelerado das moedas e ativos digitais que ocorrem em diversos países, inclusive no Brasil, tem chamado a atenção das agências reguladoras. Elas temem que a proliferação desses investimentos atrelados a moedas tradicionais possa representar um risco para os sistemas financeiros nacionais, se não submetidas a nenhum tipo de controle.

Como a Espanha irá monitorar a publicidade de criptomoedas?

Além dos influenciadores digitais, os próprios serviços de criptoativos e pessoas que anunciam esse tipo de atividade estarão sujeitos à nova regulamentação. As normas estão sendo elaboradas de forma a permitir que o CNMV dê conta de monitorar o gigantesco ecossistema de marketing envolvido na promoção das criptomoedas, para que o público-alvo desse conteúdo conheça os riscos envolvidos na negociação de ativos digitais.

Em novembro passado, a CNMV repreendeu o astro de futebol e ídolo do Barcelona Andres Iniesta depois que o atleta promoveu a exchange de criptomoedas Binance em sua conta no Twitter. Usando o próprio microblog, o regulador alertou que o jogador deveria se inteirar completamente sobre as criptomoedas, antes de investir nelas ou recomendar que outras pessoas o façam.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.