Governo confirma que quer fábrica da Tesla no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Governo confirma que quer fábrica da Tesla no Brasil

A equipe do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação do Brasil confirmou ao site InsideEVs que o governo brasileiro tem interesse em trazer uma fábrica da Tesla ao Brasil. Conforme dito aqui no TecMundo, o ministro Marcos Pontes estaria em fase de negociação com a fabricante norte-americana, contudo, até o momento nada concreto foi fechado diretamente entre as duas partes.

Ainda como apontamos, no dia 12 deste mês, estava marcada uma reunião via videoconferência entre alguns representantes brasileiros e Anderson Pacheco, engenheiro sênior de produção da Tesla.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Christiane Corrêa, chefe de Conselho de Assuntos Institucionais Especiais, atestou ao InsideEVs que o encontro virtual de fato ocorreu, especificamente, entre o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), Cleiton Pacheco Galdino, diretor de desenvolvimento de negócios de Criciúma, e o colaborador da montadora.

Carros elétricos da Tesla fabricados no Brasil poderiam ser exportados para países vizinhos. (Fonte: Wikipedia Commons)

“A possível abertura de instalações da Tesla no Brasil está sendo discutida confidencialmente”, ressaltou Corrêa ao site. Isso significa que, na verdade, o Brasil estaria convidando a companhia de carros elétricos para produzir e vender veículos no país, mas que isso não foi feito de maneira oficial.

No caso, o ministro Marcos Pontes ainda teria de entrar em contato com a embaixada dos Estados Unidos para receber orientações iniciais sobre esse tipo de abordagem em relação à Tesla. Logo, nada específico foi tratado direta e formalmente com a empresa de Elon Musk.

Especula-se que o governo brasileiro ofereceria algumas facilidades para uma eventual fábrica da Tesla no país, como financiamentos, créditos tributários e até mesmo a criação de leis específicas para viabilizar essas operações em território nacional. Se isso se concretizasse, os carros elétricos produzidos no Brasil poderiam também ser exportados para a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, parte do Caribe e México.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.