Humano artificial? O que seria o projeto Neon, da Samsung?

2 min de leitura
Imagem de: Humano artificial? O que seria o projeto Neon, da Samsung?
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nas últimas semanas, a Samsung Technology & Advanced Research (STAR Labs), uma subsidiária da Samsung, vem fazendo publicações aleatórias e com informações um tanto quanto vagas, sobre um projeto chamado Neon, que está sendo citado como um “humano artificial”.

Há pouquíssimas informações a respeito do Neon, pois as publicações não entram em detalhes e até agora só deram uma única certeza: de que o Neon não tem nada a ver com a Bixby, a assistente de voz da Samsung.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Humano artificial...

A princípio, as poucas informações apresentadas – muitas delas não oficiais – apontam para o lançamento de algum tipo de tecnologia de avatar digital, que consiste em uma figura humana baseada em CGI, e dotada com uma poderosa inteligência artificial, que poderia interagir com usuários utilizando uma linguagem natural.

O Neon conta com perfis no Facebook, Instagram e Twitter, e as publicações focam em atiçar a curiosidade dos seguidores, apresentando imagens e gifs com animações futurísticas e depoimentos de pessoas que, supostamente, já tiveram um breve contato com a tecnologia. Uma delas chegou a dizer que dificilmente alguém conseguiria distinguir a inteligência artificial do Neon e a de um ser humano de verdade.

Pranav Mistry, pesquisador de interação homem-computador e ex-vice-presidente da Samsung Electronics, é o atual líder do projeto, assim como CEO da STAR Labs e da empresa Neon. Ele vem usando o Twitter para fomentar o hype em torno da tecnologia.

O Let’s Go Digital tinha identificado três marcas registradas pela Samsung Research America, para “NEON Artificial Human”, “NEON.Life” e “Core R3”. A descrição para o projeto gira em torno de algo como “produção de efeitos especiais, incluindo serviços de modelagem, imagens e gráficos gerados por computador para a produção de filmes, vídeos e trailers de filmes”, com base em realidade aumentada e realidade virtual, e que deve ser utilizado com fins de entretenimento.

Em uma entrevista recente, Mistry disse que o Neon é uma tecnologia que deverá se tornar essencial para os seres humanos na década de 2020.

O projeto Neon será revelado oficialmente durante a CES 2020, que ocorre no início de janeiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.