Leilão do 5G: consulta pública é prorrogada novamente pela Anatel

1 min de leitura
Imagem de: Leilão do 5G: consulta pública é prorrogada novamente pela Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou na tarde da última quinta-feira (7) que irá adiar a abertura de consulta pública sobre o leilão da tecnologia de 5G no Brasil. A decisão empurra a consulta sobre a disputa para mais 60 dias e será realizada apenas em 2020.

A licitação, com tudo isso, é prevista para o segundo semestre do próximo ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O leilão da quinta geração de tecnologia móvel envolverá as faixas nas frequências de 700 megahertz (MHz), 2,3 gigahertz (GHz), 3,5 GHz e 26 GHz. A proposta de consulta pública foi aberta originalmente pelo conselheiro relator do edital, Vicente Aquino, no dia 17 de outubro. No entanto, ela foi prorrogada pelo conselheiro Emmanoel Campelo na primeira ocasião para a aplicação de algumas alterações.

A proposta é que o 5G chegue nas grandes capitais a partir de 2021. Em agosto, o presidente da Anatel, Leonardo Euler Morais, apresentou receios de que o processo não seria viável para o início de 2020 por conta da interferência da frequência de 3,5 GHz com as antenas parabólicas no país. Isso afetaria mais de 22 milhões de domicílios no Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.