China estaria roubando tecnologia espacial, EUA acusam

1 min de leitura
Imagem de: China estaria roubando tecnologia espacial, EUA acusam

Se os produtos chineses dominam os mercados, há algum tempo o país ambiciona estampar a etiqueta “made in China” em setores mais avançados, como na indústria espacial – e, para isso, parece que está cortando caminhos de uma maneira não muito correta.  As evidências estão nas operações que autoridades americanas realizam há anos tendo como alvo cidadãos chineses, pegos tentando sair do país com tecnologia cuja transferência é proibida.

A última aconteceu em agosto, que resultou na prisão de um cidadão chinês no Aeroporto Internacional de Honolulu, no Havaí, com componentes de veículos espaciais e de mísseis dos EUA. De acordo com o site de notícias Quartz, esse foi o resultado de uma investigação secreta de dois anos do Departamento de Segurança Interna para deter a transferência de tecnologia usada em naves espaciais e mísseis dos EUA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pelo menos oito operações do Departamento de Justiça foram levadas a cabo na última década. Segundo o órgão, existem hoje mais de mil investigações abertas sobre roubo de propriedade intelectual pela China

Mísseis balísticos DF-26 então entre os que usam acelerômetros, o que garante precisão  para atingir os alvos. (Fonte: Reuters/Reprodução)

As operações contra o contrabando aeroespacial seguem o mesmo roteiro: uma empresa dos EUA denuncia clientes suspeitos ao governo e, em seguida, agentes disfarçados se apresentam como empresários desonestos. Depois de meses combinando o envio das mercadorias, o comprador chinês (muitas vezes, apenas um intermediário) é atraído para os EUA e preso.

Componentes visados dão pistas de quem os procura

Segundo os promotores, o usuário final raramente é identificado, mas os componentes mais procurados oferecem pistas. Os circuitos endurecidos por radiação aparecem em dispositivos como satélites; acelerômetros são usados para guiar naves espaciais e mísseis.

Embora a China tenha uma indústria espacial nascente, ela ainda está atrás em muitas áreas. Grande parte do hardware espacial do país é produzida por empresas estatais ligadas às forças armadas, que querem armamento igual ou superior pata deter o poderio americano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.