Vai comprar na Black Friday? Veja 6 dicas para guardar dinheiro desde já

3 min de leitura
Imagem de: Vai comprar na Black Friday? Veja 6 dicas para guardar dinheiro desde já

Faltam poucos meses para a Black Friday, então é hora de planejar seu orçamento para aproveitar esse período com ainda mais economia. Guardar dinheiro com certa antecedência permite comprar à vista no boleto e obter ainda mais desconto.

Parece difícil? Saiba que certa organização e pequenas mudanças diárias podem pavimentar seu caminho rumo às melhores compras em novembro. Esse tipo de postura também permite que você faça escolhas mais interessantes e evite o acúmulo de dívidas antes e depois dessa época de promoções.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, preparamos esta lista com seis dicas para você começar a poupar para a Black Friday. Confira.

1. Registre seus gastos

O primeiro passo para guardar dinheiro é avaliar seus gastos mensais. Isso pode ser feito por meio de uma lista de despesas fixas e variáveis que, ao serem colocadas na ponta do lápis, mostram melhor qual é o destino real do seu dinheiro.

Para facilitar, use uma planilha ou apps de listas gratuitos, como Google Keep e Evernote. Utilize essas ferramentas também para controlar melhor sua vida financeira com registros diários. Dessa forma, ficará mais fácil diferenciar custos essenciais de gastos irrelevantes.

(Fonte: Pexels)

2. Evite pequenas compras e faça substituições

Pequenas compras, bem como aqueles lanchinhos ou almoços fora de casa com certa regularidade podem não parecer algo exorbitante quando visualizados individualmente, mas a verdade é que podem roubar grande parte do seu salário todos os meses. Assim, cabe fazer algumas mudanças consideráveis, como preparar seus alimentos e levar marmitas para o trabalho, por exemplo.

Já na hora que surgirem as promoções, é importante realizar uma autoanálise e se questionar se determinado gasto vale mesmo a pena.

3. Aproveite opções mais econômicas de lazer

Se você trabalha ou estuda, com certeza gosta de tirar um tempo para seu lazer ou descanso, e parte disso pode ser frequentar um barzinho, curtir um cinema ou ir à pizzaria com os amigos. Embora essas sejam maneiras de sair da rotina, também podem concentrar boa parte de seu orçamento.

Quer economizar? Passe a reunir os amigos em casa em alguns fins de semana, assim todos dividem os gastos com bebidas e alimentos, afinal em bares e restaurantes esses itens costumam ser mais caros do que se comprados em supermercados.

(Fonte: Unsplash)

4. Evite usar cartão de crédito

Não sobra dinheiro no fim do mês? Talvez seja hora de avaliar suas despesas com o cartão de crédito. Se sua fatura retém grande parte de seu salário, é ainda mais provável que essa opção de pagamento não seja o modo mais interessante de fazer suas compras.

Isso acontece porque o cartão de crédito passa a ideia de que há mais dinheiro disponível, portanto abre brechas para gastos. Outro problema é que ele pode estimular pequenas compras, em especial quando surgem ofertas ou descontos de produtos não idealizados.

5.  Faça uma lista de produtos que deseja

Com certeza há vários produtos que você gostaria de adquirir durante a Black Friday ao aproveitar os descontos. Para gastar com consciência e não estourar o orçamento, o ideal é fazer uma lista de itens que você realmente deseja ou precisa ter naquele momento.

Mais uma vez, um bom app de anotação ou planilha pode ajudar a fazer esse planejamento. Essa ainda é uma estratégia para evitar compras por impulso e cair em ofertas muito tentadoras de algo que não terá tanta utilidade no futuro.

(Fonte: Pixabay)

6. Pesquise e encontre os melhores preços

Até o período das promoções de novembro, com certeza você precisará fazer várias compras, em especial aquelas para suprir necessidades básicas. Uma forma de economizar antes de gastar de modo inadequado é pesquisando e comparando preços.

Inclusive, há vários apps de supermercado e ferramentas de comparação que disponibilizam esse tipo de consulta, e aqui falaremos especialmente sobre o TecMundo descontos, uma extensão para Chrome que encontra sempre o melhor preço dos itens que você está buscando na web.

Depois de organizar suas despesas e guardar dinheiro, ficará bem mais fácil realizar suas compras na Black Friday com economia e organização. Aliás, essas dicas podem ser estendidas para qualquer meta que você desejar ou para manter uma vida financeira cada vez mais saudável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.