Bill Gates admite seu “maior erro”: a Microsoft perder para o Android

2 min de leitura
Imagem de: Bill Gates admite seu “maior erro”: a Microsoft perder para o Android
Imagem: YouTube/Village Global/Reprodução

Microsoft nunca teve um sistema operacional mobile tão competitivo quanto o Windows e, segundo seu próprio fundador, Bill Gates, o “maior erro” foi perder terreno para o Android, quando o software comprado pela Google ainda entrava na batalha contra o iOS, em 2007-2008.

‘Meu maior erro de todos os tempos foi a má administração com que me envolvi’, diz Gates

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“No mundo do software, particularmente para plataformas, os vencedores levam tudo no mercado. Então, meu maior erro de todos os tempos foi a má administração com que me envolvi, que fez com que a Microsoft não fosse o que o Android é”, disse o executivo, em recente entrevista concedida na firma de investimentos Village Global.

É preciso lembrar um pouco o contexto para entender melhor as palavras de Gates. Em meados de 2000, quando o mercado mobile começava a crescer vertiginosamente, a Microsoft e a Apple, que já travavam batalha no setor desktop, prometiam manter essa disputa no mobile. 

Mas a Maçã já levava uma certa vantagem por conta do ecossistema que vinha construindo e com a possível chegada de um celular com tela sensível ao toque — o que mudaria todo o cenário de dispositivos móveis, com uma maneira extremamente fácil e amigável de acessar os apps.

Veja abaixo, a partir dos 11 minutos:

A queda do Windows Mobile e do Windows Phone

Então, em 2005, quando a Google comprou o Android por US$ 50 milhões, o objetivo era superar a Microsoft, que parecia mais despreparada para os novos tempos e ainda insistia na ideia de acessibilidade com teclado e caneta digital. Nesse período, as coisas poderiam ter sido diferentes se Gates tivesse, por exemplo, apostado no robozinho verde e/ou nas touchscreens.

Há espaço exatamente para um sistema operacional ‘não Apple’ e quanto ele vale?

“O Android é a plataforma padrão 'não Apple'. Era algo que a Microsoft deveria vencer e é realmente algo como ‘o vencedor leva tudo’. Se você tem metade dos apps ou 90% de muitos apps, está no caminho certo para concluir essa ‘desgraça’. Há espaço para apenas um sistema operacional ‘não Apple’ e quanto ele vale? US$ 400 bilhões, que seriam transferidos da empresa G para a empresa M”, diz  Gates.

Fato é que o então presidente da Microsoft, Steve Ballmer, chegou a chamar o iPhone, em 2008, de “o telefone mais caro do mundo e que não traz apelo nenhum por não ter um teclado”. Pouco tempo depois, o Windows Mobile mudou para Windows Phone e, como sabemos, o sistema operacional não emplacou e morreu devido a inúmeros problemas, entre eles a falta de softwares.

Com o Android, a Microsoft seria “a” líder do setor, diz Gates

De qualquer forma, é interessante ver como algumas decisões afetam todo o mercado por anos e que Gates tenha admitido seu erro — até porque esse é bom momento para isso, afinal a Microsoft vem subindo de valor a cada ano, desde o início da gestão de Satya Nadella.

"É incrível para mim, que cometi um dos maiores erros de todos os tempos — e houve processos antitruste e várias outras coisas — que nossos outros ativos, como Windows e Office, ainda estejam muito fortes e continuemos uma empresa líder no setor. Se tivéssemos acertado, seríamos a maior empresa líder, mas tudo bem."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.