Google x Huawei: o que acontece depois da suspensão de uso do Android?

2 min de leitura
Imagem de: Google x Huawei: o que acontece depois da suspensão de uso do Android?
Imagem: The Next Web

A semana já começou com mais um capítulo da guerra comercial dos Estados Unidos, quando a Google barrou a Huawei de vários de seus serviços, incluindo o suporte ao Android, segundo fontes dos bastidores. Agora, as próprias empresas vêm à público para falar sobre o assunto, o que nos dá informações suficientes para projetar quais serão as consequências imediatas dessa suspensão.

Por enquanto, somente alguns serviços estão barrados

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Bem, em primeiro lugar, a própria Google confirmou os boatos e também disse que está “revendo as implicações” de exportar licenças de tecnologia à Huawei. “Garantimos que, enquanto cumprimos os requisitos do governo dos Estados Unidos, serviços como o Google Play e a segurança do Google Play Protect continuarão funcionando no seu dispositivo Huawei já existente.”

Ou seja, a medida por enquanto deve afetar as funcionalidades mais complexas, como o uso da nuvem da Gigante das Buscas. Isso tudo acontece sob as acusações de espionagem que o governo de Trump mantém diante das companhias chinesas e ainda não se sabe as extensões de todos os apps, produtos e serviços afetados.

huaweiFonte: Huawei

Além disso, ao que parece, esse banimento deve afetar mesmo por completo somente as novas unidades de aparelhos da Huawei. Com relação aos atuais e antigos, com a escassez gradual de updates, o fim do sistema operacional nesses modelos fica iminente em um futuro breve — o provável prazo é de um ano.

Huawei já tem um “Plano B” para isso há alguns anos

A própria Huawei veio a público dizendo que vai continuar oferecendo suporte para todos os dispositivos de suas marcas. "A Huawei continuará a oferecer atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os tablets e smartphones existentes das marcas Huawei e Honor, dando cobertura a todos aqueles já vendidos ou ainda à venda em todo o mundo.”

E aí pode entrar um “Plano B” que está na manga da chinesa há mais de três anos. Em 2016, a companhia havia contratado ex-funcionários da Nokia para trabalhar em seu próprio sistema operacional, que seria justamente uma alternativa para o caso de a Google dificultar as coisas. O EMUI possui muitas conexões com os serviços dos ianques, mas pode já ter evoluído para versões que possuam integração com plataformas chinesas, a exemplo de um software de email ou calendário próprios.

huaweiFonte: Huawei

Neste ano, em março, com o aumento da tensão entre China de Estados Unidos, o tema voltou à pauta. Na ocasião, o CEO Richard Yu disse estar ciente dos desafios e, embora gostasse de “trabalhar com ecossistemas”, como os da Google e da Microsoft, já há softwares alternativos para uso nas interfaces de seus produtos. Contudo, não há confirmação da substituição do Android.

Algumas questões que ficam no ar

Agora é preciso aguardar para saber como o assunto vai se desenrolar. E ficam no ar algumas perguntas. Google não estaria dando “um tiro no pé”, já que o objetivo dela é justamente manter sua presença no maior número de dispositivos possível? Qual e como é exatamente esse “Plano B” da Huawei?

Como fica a subsidiária Honor nessa história toda? E seria o momento de todas as chinesas se unirem com seu próprio sistema operacional e todas largarem também o suporte da Google? Como fica a chegada do 5G em todo o mundo, já que Huawei é a maior fornecedora global de equipamentos de rede para a nova geração de internet móvel?

Bem, pode ter certeza que não vai demorar muito para termos várias das respostas, fique conosco para saber isso tudo nos próximos capítulos.

Assinatura The BRIEFVenha para o The BRIEF

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.