Google mostra 'arte' misteriosa ao digitar palavras aleatórias na busca

1 min de leitura
Imagem de: Google mostra 'arte' misteriosa ao digitar palavras aleatórias na busca

Precisamos ser sinceros: às vezes, a internet é um lugar bem estranho. Além de ser possível acessar praticamente qualquer tipo de conteúdo, às vezes encontramos coisas inesperadas em lugares inusitados - como no Google, por exemplo: basta digitar quatro palavras e o site irá mostrar uma espécie de coleção artística um tanto... diferente.

Não acredita? Acesse o Google Imagens e digite duas "palavras" escritas com quatro letras aleatórias, como "slkj lkaj", "qiuy port" ou "znvc mcnv". Depois de clicar em "buscar”, é bem provável que você se depare com imagens bastante parecidas com as que estão logo abaixo deste parágrafo. Caso não funcione, é porque uma das sequências é - surpreendentemente - uma palavra que já existe. De qualquer forma, isso tudo é bem estranho, né?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

 

Contudo, a explicação não é tão bizarra quanto parece. Um usuário do Reddit descobriu que há dois scripts que são os responsáveis por gerar as ilustrações coloridas que você viu na busca, o "http://c0d3.attorney/_0.php?m=8" e "http://c0d3.attorney/_1.php?m=8". Dessa forma, se você alterar o último número do endereço, o script irá mostrar uma imagem diferente.

Ao se aprofundar um pouco mais na pesquisa do script, é possível que você encontre a página principal do site dos desenvolvedores. De acordo com as informações mostradas ali, trata-se de um projeto que tem como objetivo apresentar programas em Malboge, uma linguagem de programação que foi criada em 1998.

 

Agora, o motivo pelo qual essas imagens foram parar no Google Imagens é um pouco menos claro. Uma possível explicação é o fato de que as páginas onde essas imagens são mostradas possuem textos aleatórios. Assim, o Google pode ter indexado essas páginas, de modo que estes resultados são mostrados mesmo que você digite "palavras" sem sentido algum.

Por outro lado, segundo o próprio Google, essas imagens não têm nada a ver com easter eggs e também não estão relacionadas com o script em questão. Desta forma, a explicação mais técnica aponta que os rastreadores web indexam páginas públicas da internet e, quando alguém pesquisa algo no Google Imagens, serão retornadas imagens relacionadas às palavras pesquisadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.