Open Signal revela as melhores redes mobile do Brasil em 2018

2 min de leitura
Imagem de: Open Signal revela as melhores redes mobile do Brasil em 2018

A Open Signal divulgou hoje (16) o Relatório de Experiência com Rede Móvel do Brasil do ano de 2018 no qual avalia o quadro geral desse recurso no país. O estudo analisa os índices e desempenhos das quatro grandes operadoras disponíveis no país e, de modo geral, indica “grandes melhorias” na disponibilidade do 4G e na velocidade da banda larga móvel brasileiros.

Apesar de pequenos avanços, o sistema próprio de avaliação de qualidade da internet móvel para acesso a vídeo no Brasil foi classificado como mediano, deixando a desejar na experiência em geral, com maior destaque apenas nas grandes cidades. A disponibilidade do 4G também é maior nos principais municípios brasileiros — o alcance nesses locais chega em 80%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Internet móvel brasil

Disponibilidade 4G

Internet móvel brasil

A empresa com maior pontuação na avaliação de disponibilidade de rede móvel 4G é a TIM, com pontuação de 78,6%. A liderança vem com folga de mais de 10 pontos percentuais em relação a Vivo (68%) e Claro (67,9%), com essas duas companhias vendo sua posição melhorar graças à ampliação das redes de 700 MHz feitas recentemente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A Oi ficou em último, com alcance de 59,7%.

Experiência de vídeo

Internet móvel brasil

A Open Signal conta com uma ferramenta própria de análise de qualidade da rede móvel por meio da medição das transmissões de vídeo feitas em dispositivos mobile. Em uma escala de 0 a 100, a Claro obteve a melhor pontuação (55,7), um pouco à frente da TIM (53,2) e da Vivo (50,5). A Oi ficou novamente na última colocação (44,9).

Velocidade de download

Internet móvel brasil

Quanto à velocidade de download, o ranking traz novamente a Claro na primeira colocação, com uma média de 18,8 Mbps, com a Vivo na segunda (média de 13 Mbps) e a TIM em terceira (média de 10,3 Mbps). Mais uma vez a Oi ficou na quarta posição (média de 7,7 Mbps).

Velocidade de upload

Internet móvel brasil

A velocidade de Upload repete as mesmas posições da velocidade de download: Claro em primeiro (média de 6,3 Mbps), Vivo em segundo (média de 4 Mbps), TIM em terceiro (média de 3,5 Mbps) e a Oi em quarto (média de 2,8 Mbps).

Latência

Internet móvel brasil

O tempo de resposta das conexões móveis também ajuda a criar um panorama sobre o estado da internet mobile no Brasil. Aqui também a Claro vai melhor do que as rivais e fica com a menor latência — média de 68 ms. A TIM fica na segunda posição com média de 68,8 ms, seguida da Vivo, com 78,9 ms, e da Oi, com 79 ms.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.