Silêncio total! Bose cria sistema anti-ruídos para carros

1 min de leitura
Imagem de: Silêncio total! Bose cria sistema anti-ruídos para carros

Pois é, a Bose pretende expandir a tecnologia anti-ruídos de seus dos fones de ouvido para os veículos dos usuários. A empresa acaba de liberar uma nova tecnologia chamada QuietComfort, que promete medir as vibrações produzidas pelo carro para eliminar ruídos na hora de dirigir.

Mas como será que isso irá funcionar? Afinal, os métodos convencionais de redução de ruídos funcionam com pneus especiais para diminuir o som produzido ao dirigir por estradas ou pistas irregulares - mas este é um tipo de modificação que pode aumentar o peso do veículo e alterar a eficiência da gasolina

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim, a Bose pretende trabalhar com acelerômetros, softwares próprios de processamento de sinais, microfones e o próprio sistema de som do veículo. Os acelerômetros permitem que o algoritmo meça constantemente as vibrações que causam o ruido, e estes dados serão utilizados para criar o sinal de cancelamento acústico, que é enviado aos auto-falantes do carro para reduzir o ruído desejado. Por fim, os microfones dentro da cabine também trabalham reduzindo os níveis de ruídos, o que permite que o sistema se adapte aos sons produzidos de acordo com o local em que o veículo está se locomovendo.

Claro que o desenvolvimento de todos estes itens não é algo simples, e eles precisam ser testados durante seu funcionamento. De qualquer forma, a Bose tem uma boa reputação quando o assunto são os fones de ouvido capazes de reduzir ruídos externos, mas aplicar isso aos carros envolve situações totalmente diferentes.

 

Conforme foi percebido pela própria empresa, é bastante provável que essa tecnologia de redução de ruídos ganhe mais destaque conforme os veículos vão se tornando mais leves e mais elétricos. Assim, quando o motorista entrar no carro para dirigir sem ter tantas distrações sonoras, a atenção fica mais focada nos barulhos da estrada. De qualquer forma, o desenvolvimento desssa tecnologia está muito relacionado à presença cada vez maior de carros elétricos nas vias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.