Coreia do Sul lança a sua primeira rede móvel 5G comercial

1 min de leitura
Imagem de: Coreia do Sul lança a sua primeira rede móvel 5G comercial

A Coreia do Sul deu o pontapé inicial para a rede móvel 5G comercial no país no último sábado (1º) com uma série de celebrações. Inicialmente, essa faixa estará disponível para serviços inteligentes com um robô, uma fábrica de peças de carros e carros autônomos, mas a promessa é de uma expansão agressiva até março de 2019, quando chegam os primeiros smartphones com suporte à tecnologia.

Para comemorar o feito, o presidente da operadora SK Telecom Park Jung-ho realizou uma videochamada com um funcionário localizado em outra sede da empresa usando o protótipo de um smartphone 5G da Samsung. Esse aparelho, aliás, pode ser o protótipo do Galaxy S10 especial com suporte para a rede, um dos rumores mais quentes sobre o S10.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Me sinto profundamente comovido com esta primeira videochamada em um smartphone 5G”, afirmou o executivo. “Ela foi muito mais clara do que no 4G, com um rápido tempo de resposta.”

SK TelecomProtótipo de carro autônomo da SK Telecom também usará rede 5G. (Fonte: SK Telecom)

Uma das primeiras empresas do mundo a usarem a nova rede em sua linha de produção é Myunghwa Ind, que fabrica peças de veículos. Em suas instalações, ela usa uma solução de visão de máquina equipada com 5G para coletar e enviar fotos em alta definição para um servidor remoto no qual elas serão avaliadas por algoritmos inteligentes para identificar possíveis falhas.

Um robô-guia turístico na Lotte World Tower e o protótipo de veículo autônomo da própria SK Telecom são as outras duas estruturas equipadas com o 5G da operadora sul-coreana. A ideia é, até março, expandir a cobertura para pelo menos 24 grandes cidades do país asiático, inclusive em estações de trens e metrôs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.