Ex-RH da Tesla monitorava o Twitter para evitar postagens polêmicas de Musk

1 min de leitura
Imagem de: Ex-RH da Tesla monitorava o Twitter para evitar postagens polêmicas de Musk

Ex-responsável pelo setor de recursos humanos da Tesla, Gaby Toledano prestou depoimento nesta semana ao Conselho Nacional de Relações de Trabalho dos Estados Unidos (NLRB na sigla original). A audiência é parte de uma investigação sobre possíveis violações a direitos trabalhistas por parte da empresa, que teria instruído a chefe do RH a oferecer promoção a alguns funcionários a fim de demovê-los da ideia de se filiarem ao sindicato.

A ação da empresa é vista como uma tentativa de impedir a organização de trabalhadores, algo proibido pela legislação trabalhista dos EUA, e resultou em uma ação do NLRB e na convocação de Toledano para prestar depoimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Durante a sua exposição, Toledano comentou sobre as suas ações dentro da empresa. Ela afirmou que estava sempre de olho nas informações sobre a companhia publicadas na imprensa e até mesmo monitorava o Twitter para saber se Elon Musk “não estava tuitando coisas estúpidas”.

Elon MuskEx-RH da Tesla monitorava o Twitter para evitar que Musk postasse "coisas estúpidas".

Um exemplo de “coisas estúpidas” publicadas por Musk foi uma postagem na qual ele questiona “por que pagar dívidas sindicais e desistir de opções de ações por nada?”. Para um diretor regional do NLRB, a postura do bilionário configura ameaça aos funcionários a fim de impedir a sindicalização.

As opções de ações (“stock options”) são uma forma de remuneração oferecida a alguns funcionários, normalmente pessoas de alto escalão ou que estão na companhia há algum tempo. A prática é comum nos EUA e significa oferecer a aquisição de ações da empresa a preços abaixo da média a fim de convencer o funcionário a continuar na empresa.

Segundo a Bloomberg, a Tesla teria explicado a mensagem de seu líder afirmando se tratar apenas “do simples reconhecimento do fato” de que funcionários sindicalizados não podem optar pelo modelo de remuneração com opções de ações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.