Robô Curiosity, da NASA, registra incrível foto de Marte em 360 graus

1 min de leitura
Imagem de: Robô Curiosity, da NASA, registra incrível foto de Marte em 360 graus

Enquanto o robô Opportunity parece estar desligado, o Curiosity está bem produtivo e seguindo com sua programação em Marte. O robô, movido a energia nuclear, não ficou inativo em nenhum momento depois da tempestade de poeira que tirou seu irmão mais velho de cena.

Após interagir com algumas pedras, ele registrou uma foto panorâmica de Marte em 360º. Como toda foto em 360º, a existem algumas distorções ao fundo, mas serve bem para lembrar sobre o aspecto hostil do clima marciano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A NASA explicou que a imagem possui partes do céu que estão mais escuras por causa de uma tempestade de poeira que estava se desfazendo. Também inclui uma visão rara da câmera do mastro do robô, revelando uma fina camada de poeira sobre o Curiosity. Em primeiro plano está o mais recente alvo de perfuração da sonda, chamado “Stoer”, depois que uma cidade na Escócia, perto de onde importantes descobertas sobre a vida primitiva na Terra, foi transformada em depósito de sedimentos.

Essas partes mais escuras do céu ainda possuem bastante poeira, mas são muito mais claras do que há algumas semanas, quando a tempestade em todo o planeta ainda estava em plena atividade. Quanto à rocha-alvo que os braços do Curiosity manipularam, foi uma grande vitória para a equipe, que teve um pouco de azar ultimamente. Como a NASA observa, as duas rochas-alvo anteriores eram muito difíceis de ser exploradas, impedindo a obtenção de amostras de qualidade.

A foto panorâmica ficou ainda melhor com os recursos de 360 graus do YouTube. Tirando a distorção, é possível olhar em volta e examinar o solo do planeta vermelho, além do próprio robô. Dá para ver, inclusive, um buraco em uma roda acidentada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.