Câmara aprova projeto que zera taxas sobre produtos da Internet das Coisas

1 min de leitura
Imagem de: Câmara aprova projeto que zera taxas sobre produtos da Internet das Coisas

O projeto de lei  7656/17, do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), foi aprovado nesta segunda-feira (16) pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados em Brasília. O texto prevê zerar a cobrança de uma série de taxas que hoje recaem sobre produtos que fazem parte do padrão da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O objetivo da proposta, segundo o Lippi, é criar no Brasil um quadro regulatório favorável ao desenvolvimento do mercado de produtos dessa natureza, fazendo com que as empresas possam oferecer preços mais atraentes para o consumidor modernizar sua casa.

De acordo com o texto da proposta, o governo federal faria a isenção das seguintes cobranças: Taxa de Fiscalização de Instalação, a Taxa de Fiscalização de Funcionamento, a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica das estações de telecomunicações que integrem sistemas de comunicação máquina a máquina. O projeto também dispensa o licenciamento prévio, o que pode acabar sendo um problema, considerando que equipamentos IoT não controlados representam graves brechas de segurança às redes domésticas dos usuários.

O objetivo da medida é promover o barateamento dos custos de instalação e operação das soluções de ‘internet das coisas’

Contudo, o texto do deputado Lippi prevê que a Anatel crie uma regulamentação específica para esses dispositivos, o que poderia acabar balanceando essa questão da dispensa de licenciamento.

“O objetivo da medida é promover o barateamento dos custos de instalação e operação das soluções de ‘internet das coisas’, elemento crucial para fomentar o desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil”, deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), relator do projeto na Câmara.

Apesar de aprovada nessa comissão em específico, essa proposta ainda precisa passar pela comissão de Finanças e Tributação e, por fim, pelas de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois disso, o texto pode seguir para o Senado e para a Presidência. Dessa forma, não há qualquer previsão de quando a suposta nova lei possa entrar em vigor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.