Intervenção federal adianta bloqueio de celulares pirata no Rio

1 min de leitura
Imagem de: Intervenção federal adianta bloqueio de celulares pirata no Rio
Imagem: arena4g

A Anatel, por meio do seu Conselho Diretor, decidiu nesta terça-feira (10) adiantar o cronograma de bloqueio de celulares pirata no Rio de Janeiro. O estado estava programado para começar esse processo só em 2019, mas agora fará parte da leva que começa em 8 de dezembro. O adiantamento foi solicitado pelo Gabinete de Intervenção Federal.

O estado de Goiás e o Distrito Federal já bloquearam os aparelhos pirata, e a segunda onda de bloqueios aconteceria apenas em Paraná, Santa Cataria, Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Agora, o Rio de Janeiro entrou para essa lista. As regiões mais afetadas com o bloqueio, como demais estados do Sudeste e Nordeste, ficam para meados de 2019.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Não há uma explicação oficial para o adiantamento do bloqueio no Rio de Janeiro, mas podemos imaginar que o Gabinete de Intervenção Federal acredita que esses dispositivos podem estar sendo utilizados para coordenação de crimes.

Aparelhos piratas do RJ e de todos os estados dessa segunda leva começarão a ser notificados do bloqueio no dia 23 de setembro por SMS. Contudo, somente smartphones e celulares ativados a partir dessa data serão afetados.

Celular pirata?

De acordo com as operadoras, aparelhos pirata interferem na qualidade do sinal entregue para todos os clientes de suas redes

Um celular ou smartphone pirata é um aparelho com um número de IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou identidade internacional de equipamento móvel) inválido ou clonado. Esses dispositivos não seguem os padrões globais técnicos ou de qualidade e, de acordo com as operadoras, interferem na qualidade do sinal entregue para todos os clientes de suas redes.

Por não contarem com um IMEI válidos, esses aparelhos são vendidos ilegalmente no Brasil e serão gradativamente bloqueados pela Anatel, impedidos de funcionar nas redes de todas as operadoras nacionais.

Para descobrir se seu dispositivo é pirata, acesse este site e consulte o número do seu IMEI. Se ele for inválido ou clonado, a plataforma da Anatel o detectará. Para descobrir o IMEI do seu celular, basta discar *#06#.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.