Ford solicita patente de assentos que se ajustam por comando de voz

1 min de leitura
Imagem de: Ford solicita patente de assentos que se ajustam por comando de voz

As montadoras estão cada vez mais preocupadas em oferecer tecnologia para seus usuários, incluindo conforto na hora de ajustar os bancos, por isso muitas pensam em botões e interruptores para isso.

Porém, nos últimos dias a Ford fez um pedido de patente inusitado e muito tecnológico por sinal. É que a montadora solicitou uma patente para assentos controlados por voz, e ressalta que enquanto o atual sistema de botões e interruptores ao lado do banco funciona bem o suficiente, porém quando os assentos possuem diversos ajustes fica difícil incluir tudo em um conjunto de botões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Então, é bem provável que esse sistema substituiria o atual modelo de controle de ajustes por, simplesmente, um touchscreen, um microfone e a voz do usuário. Onde o controlador tocaria em uma tela para pedir um ajuste específico e, em seguida, iniciaria um movimento de eixo único ao receber um determinado comando. De acordo com o pedido de patente, tal sistema poderia aceitar comandos bem específicos como, por exemplo, mover o suporte lombar para cima.

Entretanto, o controlador teria que agir rápido, isso porque, se o posicionamento do banco ficar um ou dois pontos distantes do que é ideal para o usuário, a direção poderia ficar desconfortável. Por conta disso, se houver uma latência entre o pedido de parar o movimento e o assento realmente parar, isso é muito movimento extra. Logo, é presumível que o usuário poderia simplesmente tocar na tela e parar o assento, o que seria um pouco mais preciso.

Vale dizer que, atualmente, se um usuário deseja armazenar configurações de assento para recuperar depois, estará limitado a dois ou três botões. Já com um sistema baseado em voz seria possível, em tese, permitir o armazenamento de mais ajustes.

Embora muitas patentes nunca cheguem ao processo de produção, esse sistema de bancos controlados por voz criado pela Ford parece bastante viável para o mercado de massa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.