58% das transações bancárias no Brasil já são feitas pelo smartphone ou PC

1 min de leitura
Imagem de: 58% das transações bancárias no Brasil já são feitas pelo smartphone ou PC
Imagem: mtitecnologia

Mais da metade de todas as transações bancárias realizadas no Brasil em 2017 foram feitas através de um smartphone ou computador, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje (03) pela Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos.

No total, o Brasil realizou 71,8 bilhões de transações em 2017, sendo que 41,7 bilhões foram originadas em smartphones e computadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A pesquisa aponta que 35% delas foram realizadas em celulares, o que a federação chamada de “Mobile Banking” e mais 23% ficaram com o Internet Banking tradicional. Juntas, essas modalidades representaram 58% de toda as operações. No total, o Brasil realizou 71,8 bilhões de transações em 2017, sendo que 41,7 bilhões foram originadas em smartphones e computadores.

É curioso destacar, contudo, que a maior parte das transações feitas por celular eram de consultas, que não envolviam dinheiro propriamente dito. Por isso, o Internet Banking ficou à frente do Mobile Banking em transações que movimentaram fundos. Pagamentos de boletos e contas de consumo foram feitas majoritariamente por smartphones.

Dinheiro vs. Consultas

Também vale comentar que, apesar de apps e sites de bancos ficarem atrás de caixas eletrônicos e agências bancárias no que toca transações com movimentação de fundos, é importante destacar que esses pontos de atendimento físicos oferecem saques e outras transações que muitos bancos ainda não disponibilizam na web ou no celular. Ainda assim, algumas transações específicas como transferências e pagamentos de contas foram feitas mais pela internet do que em pontos de atendimento físicos.

Esse levantamento de dados da Febraban foi realizado em parceria com a Deloitte, que considerou os dados fornecidos por 24 bancos diferentes, instituições as quais representam 91% de todo o setor bancário brasileiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.