Amazon gera polêmica ao patentear pulseira para usar em seus funcionários

2 min de leitura
Imagem de: Amazon gera polêmica ao patentear pulseira para usar em seus funcionários

Quem assiste a "Black Mirror", série da Netflix, sabe a dualidade que existe em inserir a tecnologia em atividades simples do cotidiano. É isso que torna os episódios tão comentados na internet: eles são polêmicos.

Bom, parece que a Amazon resolveu ser tão polêmica quanto o seriado. A empresa patenteou uma pulseira eletrônica que deverá ser usada por seus funcionários. Assim, será possível monitorar com precisão onde eles colocam as mãos, vibrando para orientá-los na direção certa. Ou seja, controlando seus movimentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona a pulseira?

A pulseira foi projetada com o objetivo principal de diminuir o tempo gasto por cada colaborador no desenvolvimento das tarefas. Além disso, ajudará os responsáveis pelos armazéns a localizar os trabalhadores dessas unidades.

E como isso é possível? Bom, a pulseira envia sensores ultrassônicos para seguir e identificar a localização exata das mãos das pessoas. Esse sistema é integrado a uma funcionalidade que, por meio de uma vibração, será capaz de avisar o trabalhador se ele está na direção certa do produto que procura e o ponto onde ele deve ser entregue.

1

Além disso, quando alguém fizer um pedido na Amazon, será enviado um conjunto de dados para um dos colaboradores da empresa. Ao receber as informações, o trabalhador deve recolher o produto de um dos inventários do armazém, empacotá-lo e colocá-lo na caixa de entrega antes de iniciar sua próxima tarefa.

E a polêmica?

Embora a tecnologia esteja sendo descrita para otimizar o trabalho dos funcionários e torná-lo mais ágil, o projeto tem sido criticado por extrapolar as relações entre empresa e funcionário.

Não é a primeira vez que a Amazon se envolve em polêmicas do tipo. Em 2016, a companhia já foi acusada de oferecer condições inadequadas para as pessoas exercerem o seu trabalho, como tempo cronometrado para idas ao banheiro, estipular metas de pacotes empacotados por hora e extrapolar as cargas semanais.

2

Após divulgar a conquista da patente, o governo da Itália já se pronunciou afirmando que a medida é ilegal e que não permitirá o uso no país. A Amazon não deu retorno sobre a declaração.

É importante lembrar que, embora a patente tenha sido aprovada, não quer dizer que ela será implementada imediatamente na empresa. A verdade é que muitas ideias acabam não saindo do papel. Contudo, a iniciativa já aponta os caminhos que a Amazon quer seguir para aumentar a produtividade.

Amazon e o uso da tecnologia

A empresa sempre foi conhecida por investir em tecnologia e inovar no mercado. Algumas ideias deram certo. Por exemplo, a Amazon Go, em Seattle. A loja possui 670 m² e usa inteligência artificial, sensores, machine learning e outras tecnologias avançadas para permitir que tudo seja feito sem a interação humana. Ou seja, a pessoa pode entrar na loja e fazer tudo sozinha, desde o primeiro passo até a efetivação da compra.

A Amazon gosta de investir em ideias que incluem robôs e automações para melhorar os seus processos. Se esse é o melhor caminho, só o tempo dirá.

O que você achou da ideia da pulseira? Acha que é um produto interessante? Deixe sua opinião nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.