Como usar o Android Pay

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o Android Pay

Se você sentia que faltava algo para deixar as coisas mais simples na hora de realizar o pagamento de uma compra, chegou uma possível solução: o Android Pay. Lançada no dia 14 de novembro, a novidade trouxe a possibilidade de que os usuários que possuem celulares com Android realizem pagamentos em lojas simplesmente aproximando seus aparelhos das máquinas de cartão.  

Como a ideia principal do novo recurso é deixar as compras mais rápidas e simples do que nunca, não é preciso nem mesmo abrir o aplicativo; você precisa, no máximo, desbloquear a tela do smartphone. Prático, né? Como o recurso é bem recente, ainda não são todos os bancos que aceitam pagamentos via Android Pay; até o momento, porém, instituições como Caixa, Banco do Brasil e outros já estão aceitando o pagamento.  

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

 

Em relação aos estabelecimentos, alguns nomes bem conhecidos estão utilizando essa forma de pagamento, como o Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Kalunga e outras lojas. Mesmo assim, o Android Pay oferece suporte a cartões tanto de crédito quanto de débito, e até mesmo a cartões fidelidade de lojas. O sistema todo do Android Pay funciona com a tecnologia NFC, que trabalha com a comunicação por aproximação dos dispositivos.

Mas como eu uso? 

Parece complexo, mas o uso do Android Pay é realmente simples. Confira o tutorial: 

  • Verifique se seu celular possui conexão NFC. 
  • Se sim, instale o app do Android Pay em seu celular. 

  • Faça o cadastro de algum dos seus cartões nele. Caso você tenha dúvidas, ensinamos neste tutorial como cadastrar os cartões. 
  • Na hora de fazer o pagamento de alguma compra, aguarde que o vendedor digite o valor a ser cobrado e selecione a forma de pagamento. 
  • Então, desbloqueie a tela do celular. 
  • Aproxime-o da maquininha. 
  • Pronto! 

Viu que fácil? O pagamento é feito assim que os dois aparelhos se reconhecem, e o que vem em seguida você já sabe: o comprovante é impresso e, se requisitada, a via que fica com o cliente. 

Vale lembrar que o Android Pay está disponível para smartphones que rodam Android 4.4 ou posteriores. Alguns dispositivos também não são compatíveis com a ferramenta, como o Nexus 7, Galaxy S3 e Galaxy Note 3. 

Será que é seguro? 

 

À primeira vista, pode parecer pouco seguro realizar pagamentos com o celular; afinal, os dados dos seus cartões estarão salvos em seu aparelho, certo? Bem, pode ficar tranquilo: a Google garante que os dados do seu cartão ficam armazenados apenas no aplicativo Android Pay, de modo que os estabelecimentos não têm acesso nenhum a eles. Para ajudar a proteger mais ainda sua conta, saiba que a comunicação entre a máquina e o software ocorre por meio de um número de uma espécie de conta virtual. Aqui, a Google também garante que não há riscos de fraudes e, caso haja problemas, é fácil bloquear o acesso remotamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.