Como as ‘novas tecnologias’ estão impactando o nosso mundo?

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como as ‘novas tecnologias’ estão impactando o nosso mundo?

O futuro do mundo é o mais conectado possível. E não estamos falando apenas das simples vantagens de comunicação que a internet nos oferece através de nosso PC ou celular: como está ficando bastante claro mesmo hoje, várias tecnologias que antes pareceriam saídas de um filme de ficção científica estão, nos últimos anos, tomando o mercado, como o caso da inteligência artificial, do Blockchain ou mesmo do Big Data.

Para muitos, de fato, esses termos podem até parecer familiares, já que falamos muito sobre eles aqui no TecMundo. No entanto, saber como isso pode ser aplicado ao mercado é uma história bem diferente; afinal, no que tudo isso pode realmente afetar nossa experiência no dia a dia ou mesmo online?

A resposta é simples: bem mais do que você pensa.

Acha que estamos exagerando? Então é melhor pensar novamente, pois trabalhamos em conjunto da SAP para trazer alguns exemplos interessantes de como, sem percebermos, todas essas tecnologias já se tornaram algo essencial para tudo o que fazemos online. Para quem não conhece muito sobre esses termos, aliás, a empresa até preparou uma série de vídeos explicando em detalhes sobre como elas funcionam; basta continuar lendo:

Big Data: das compras online às eleições

Você já notou como as empresas hoje em dia sabem sempre oferecer experiências extremamente personalizadas para o público? Isso obviamente não é por acaso. O fato é que, para alcançar isso, companhias atualmente juntam pilhas e pilhas de dados de quem utiliza seus serviços – mas mais importante, analisa e processa isso rapidamente em informações compreensivas – para saber exatamente o que recomendar para cada um.

Engana-se quem pensa que essa precisão é reservada apenas para algo assim, no entanto. Como notado pelo MIT Technology Review, o Big Data chegou a ser usado por ninguém menos do que Barack Obama em sua campanha para a presidência norte-americana de 2012.

Os dados coletados, vale notar, foram específicos o suficiente para revelar que pessoas em específico em cada região teriam interesse em votar no ex-presidente – e o que eles gostariam de saber sobre a plataforma do político para se decidirem. Acho que não precisamos dizer que a estratégia deu muito certo.

Inteligência Artificial está presente em TUDO

Se você está ansioso para fazer sua viagem de carro sem precisar se preocupar com o trânsito, pode agradecer à IA por isso. Obviamente, a tecnologia dos carros autônomos ainda não está totalmente difundida, seja por estar limitada a um público relativamente pequeno ou por não chegar ao nível de substituir o trabalho do motorista por completo. Isso tudo, porém, é uma simples questão de tempo, e não deve demorar muito para que, eventualmente, esses veículos sejam um padrão no mercado.

Lembramos, por fim, que esse é apenas um pequeno exemplo das aplicações da IA. Que tal se ela já fosse capaz de escrever artigos científicos sozinha? Ou mesmo transformar dia em noite nas suas fotos? E que tal as assistentes pessoais que temos em nossos celulares? Pois é, não faltam aplicações impressionantes cada vez mais comuns para essa tecnologia.

Blockchain, o futuro dos bancos

Sejamos sinceros: muitos de vocês devem até pensar que “Blockchain” é algum tipo específico de criptomoeda, de tanto que esse nome e palavras como “Bitcoin” ou “Ethereum” aparecem junto dele. Mas, na verdade, trata-se do protocolo público usado para garantir que essas moedas virtuais sejam completamente descentralizadas – justamente o que as faz tão seguras e, por sua vez, tão cheias de potencial.

É claro que, com o passar dos anos, o Blockchain pode ganhar usos ainda mais engenhosos. Mas convenhamos que só o fato de ele ter sido essencial para a criação das criptomoedas já é mais do que prova de o quão importante esse protocolo se tornou para nós.

A Internet das Coisas já está aqui

Quando falamos de tecnologias como a Internet das Coisas, muitos imaginam automaticamente casas cheias de aparelhos conectados a uma só rede. As assim chamadas smart homes, porém, não são nem de longe a única aplicação do IoT: dispositivos vestíveis, por exemplo, costumam estar conectados dessa maneira justamente para utilizar a tecnologia de outros aparelhos a fim de tornar seu trabalho mais eficiente.

Se mesmo assim você ainda permanece cético quanto a esses exemplos, é só lembrar que, lá fora, já estamos um passo mais próximos de casas conectadas (e até carros conectados) à Internet das Coisas, graças a assistentes como a Alexa ou o Google Home. Resumindo: enquanto você está se preparando para ver o IoT se instalar em nossas casas, ele na verdade já o fez.

O poder das novas tecnologias em um só lugar

Viu como essas tecnologias se tornaram algo, ao mesmo tempo, extremamente comum em nossas casas e praticamente essencial para nosso dia a dia? Pois é. E o mais importante é que todas elas precisam trabalhar de maneira conjunta – afinal, de que adianta ter uma enorme quantidade de dados ou aparelhos interconectados se não há algo para processar esses dados de maneira coerente?

É aí que entra o SAP Leonardo, uma poderosa tecnologia de IA feita para trazer inovação ao mercado e ajudar empresas a se adaptarem ao mundo digital. Para isso, é claro, a ferramenta conta com um complexo sistema de análise de negócios e gestão de empresas, garantindo ainda mais chances de sucesso.

Então, se quiser saber mais, é só clicar neste link e conhecer tudo sobre a inovação da SAP.

.....

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.