Pagar impostos de importação pela internet? Em breve, isso será possível

1 min de leitura
Imagem de: Pagar impostos de importação pela internet? Em breve, isso será possível
Imagem: PSDB

Boas notícias para aqueles que estão cansados de ter que passar nos Correios para pagar suas importações tributadas. Todo o processo está passando por uma série de modernizações feitas com o objetivo de acelerar a verificação aduaneira no país – o que, para nossa alegria, deve significar uma menor espera nas entregas desse tipo de produto por aqui.

Entre as novidades que devem fazer parte dessa modernização, uma das mais interessantes é a possibilidade de fazer o pagamento das taxas de tributação online, tanto via cartão de crédito quanto por internet banking. Esta, segundo a Agência Brasil, vem na forma do Portal do Importador, um sistema que permite a emissão dos boletos de pagamento pela internet; assim, é só pagar os valores para ter seu produto entregue diretamente na porta de casa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como tudo isso vai funcionar? De maneira surpreendentemente simples, na verdade. Depois de se cadastrar, a Receita Federal apenas envia um aviso por email para que a pessoa possa fazer o pagamento pelo site. Feito isso, a encomenda é entregue como normalmente.

Entregas mais rápidas

Outra vantagem trazida com isso, como falamos antes, é a velocidade de todo o processo. A expectativa é que os produtos levem cerca de 10 dias a menos da chegada ao país até sua entrega, visto que a automatização do sistema permite o compartilhamento de informações das mercadorias entre os Correios e os serviços postais do resto do mundo.

Vale notar, por fim, que o portal deve entrar em funcionamento até o fim de outubro, chegando a plena operação ao longo dos próximos seis meses. Agora é torcer que esse sistema se mostre tão bom quanto parece, porque convenhamos que não serão poucos aqueles felizes em não ter que esperar vários meses até a entrega de seu produto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.