A história da Kodak, a pioneira da fotografia que parou no tempo [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: A história da Kodak, a pioneira da fotografia que parou no tempo [vídeo]

Hoje em dia, você encontra uma câmera digital de qualidade no smartphone, mas pode usar também os modelos profissionais e até os modelos analógicos com o bom e velho filme que precisa ser revelado. Tudo isso se deve a décadas de avanços, é verdade, mas a maior parcela de créditos deve mesmo ir para a Kodak.

Essa marca, que já passou dos 100 anos, foi uma das empresas que ajudaram a popularizar a fotografia para amadores, diminuindo o tamanho das câmeras e ampliando as formas como as imagens eram exibidas após os cliques. Ela ainda revolucionou o meio digital — só que se esqueceu de embarcar nele, e esse talvez tenha sido o seu maior erro. Como tudo isso aconteceu? A seguir, confira a história completa da Kodak.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fotografia para o povo

Tudo teve início em 1878, quando o atendente de banco George Eastman começou a trabalhar na invenção de placas metálicas secas com emulsões de sais de prata sensíveis à luz pra gerar imagens. Esse é um dos processos básicos da fotografia moderna, e as placas viraram o primeiro produto da empresa.

Um circuitoAs placas fotográficas de Eastman

A fornecedora Eastman Dry Plate Company nasceu 2 anos depois, em Rochester, Estados Unidos, numa parceria com o empresário Henry Strong. Eastman começou a sonhar mais alto e comprou a patente de uma tecnologia promissora: nada menos que a ideia do filme fotográfico.

O mercado da fotografia era jurássico antes disso. Para manusear as câmeras da época, era preciso treinamento. E elas não eram nem um pouco acessíveis em preço, muito menos portáteis. Ah, e os filmes eram chapas, nada daqueles rolinhos de filme.

A marca Kodak foi registrada em 1888 e era só o nome da câmera da empresa. Ela tinha um filme de 100 poses e era a primeira realmente fácil de usar. Para revelar, você a enviava inteira para a companhia, que devolvia as impressões e já colocava mais filme.

Um anúncio de jornal

O slogan era "Você aperta o botão, a gente faz o resto", e o nome Kodak não existia antes. Ele foi criado pelo próprio Eastman, que estava buscando um termo curto, inédito e que soasse bem independente do idioma. Ele só sabia que gostava da letra K, a achava forte, e aí ficou brincando com as palavras até chegar a Kodak.

Um clique atrás do outro

Eastman lançou no ano seguinte de forma comercial o primeiro rolo de filme celuloide transparente e flexível da história. Foi o comecinho da fotografia amadora. A marca virou oficialmente Eastman Kodak Company em 1892. A primeira logo era bem sem graça, e aquela identidade visual amarela e vermelha só apareceu mais tarde.

Uma série de imagensA evolução da logo da Kodak.

Voltando aos lançamentos, a Kodak Pocket foi lançada em 1895, como o primeiro modelo de câmera de bolso. Mas a revolução mesmo foi a Brownie, de 1900, em forma de caixinha. Ela custava 1 dólar e foi a primeira considerada acessível. A série durou até 1986.

Ao longo dos anos seguintes, a Kodak não parou de contratar pesquisadores e cientistas para ajudar a criar novos formatos de filme. E ela também não parou de expandir para outros países. Em 1907, já eram 5 mil funcionários espalhados pelo mundo.

Uma câmera fotográfica velha.A Brownie.

A Kodak teve papel importantíssimo no desenvolvimento do cinema e do vídeo caseiro. O filme fotográfico do Eastman foi essencial para as câmeras de filmagem de Thomas Edison. Já o projetor KODASCOPE e o filme colorido de 16 milímetros KODACOLOR criaram muitos cinegrafistas amadores. Mas o grande passo veio em 35 com o Kodachrome, um filme colorido clássico e de qualidade para a fotografia e o cinema, o qual foi produzido até 2009.

Rolo de ideias

As evoluções em filmes, câmeras e projetores não paravam. Em 1938, saiu a Super Six-20, primeira com controle de exposição automático, com oito velocidades no obturador. Os negativos Kodacolor começam a sair em 1942.

Um filme fotográfico.Kodacolor.

Na época da Segunda Guerra Mundial, a empresa chegou a ajudar os Estados Unidos fabricando uma granada de mão com formato de bola de beisebol e inventando um sistema de correspondência que fotografava cartas de soldados e as transformava em filme.

Ela lançou mais uma linha de sucesso em 1963. A Instamatic foi um modelo de design clássico que ficou famoso por ser baratinho e ter o filme facilmente substituído.

Uma máquina fotográfica.Instamatic.

Nos anos 70, ela experimentou com as câmeras instantâneas Kodamatic, no estilo da Polaroid. Só que um processinho dessa mesma marca logo fez a Kodak parar de fabricar esses modelos.

Esse tal de digital tem futuro

Ao contrário do que muita gente fala por aí, a Kodak não ignorou a chegada da câmera digital. Na verdade, o primeiro modelo inventado foi dentro da própria empresa, e ela ganhou muito dinheiro com a patente disso até 2007, quando o registro expirou.

Foi em 1975 que o engenheiro da Kodak Steven Sasson inventou a primeira câmera digital, que nunca passou de um protótipo. Ela pesava 3,5 kg e usava uma fita cassete para guardar 30 fotos em preto e branco com 0.01 megapixel, levando 23 segundos para gravar os dados.

Steven Sasson segurando câmera

Depois, em 1989, ele e o colega Robert Hills criaram a primeira DSLR, que comprimia imagens e usava cartões de memória como as de hoje. Era revolucionário, mas quando Sasson mostrou a invenção para os chefes, eles ficaram apavorados e impediram o lançamento. Afinal, isso iria canibalizar o mercado de filme, que era um negócio de ouro. Até então.

A estratégia da Kodak era controlar toda a cadeia de produtos envolvendo fotografia. Ela vendia as câmeras Kodak, os filmes Kodak e, depois, você ia à loja da Kodak para mandar revelar. E esses dois últimos rendiam muito mais, então o foco da empresa se voltava mais para os processos. Isso dava muito certo, mas apostar todas as fichas nessa tecnologia acabou sendo também o maior erro.

Correndo atrás

Em 1994, ela lançou em parceria com a Apple a QuickTake, uma câmera digital descontinuada depois de 3 anos, mas que foi considerada um dos primeiros modelos digitais para o consumidor. Em 1986, ela inventou o primeiro sensor de megapixel. Aquela DSLR só saiu do papel em 1991 e é chamada de Kodak DCS.

Em resumo, a Kodak estava presente na briga, sim. Só não dava tanta importância e também estava longe de ser a melhor em qualidade. Então, ela começou a perder espaço para Canon, Sony, Nikon, Samsung e outras

Em 1980, a empresa fez 100 anos com muita moral, lançando até um processo de diagnóstico clínico. A influência da marca no mundo era tanta que o termo “Kodak moment”, que era um slogan, virou uma forma genérica para descrever aquela cena tão bonita que merecia uma fotografia. A Kodak atinge o seu maior valor de mercado em 1997, valendo pouco mais de 31 bilhões de dólares.

Só que a venda de câmeras digitais passou as tradicionais em 2003, e os filmes começaram a despencar 2 anos antes. E um dos pontos mais negativos da Kodak no digital era falhar nessa capacidade multimídia, de subir e compartilhar fotos para o PC e para a internet. Ela até lançou o serviço Kodak Gallery em 2001, mas perdeu feio para Flickr e Picasa. Em 2012, o serviço fechou, e todas as imagens foram para o banco Shutterfly.

Uma captura de tela

A Kodak também errou ao subestimar as rivais. A japonesa Fujifilm foi a que mais se aproveitou disso, pegando os direitos de fornecimento de filme para a Olimpíada de 1984, em Los Angeles, e lançando produtos baratos que fizeram o mercado migrar aos poucos para ela. E pior que ela tinha razão em ser otimista.

Só nos Estados Unidos, em 1976, a Kodak vendia 85% das câmeras e 90% dos filmes. Em todo o mundo, as porcentagens eram superiores a 50%. Mas claro que isso não justifica o fato de ela ignorar o digital

Uma câmera digital

Talvez o último grande sucesso de hardware da Kodak seja a linha EasyShare. A primeira saiu em 2001, e uma das gerações, a de 2003, até estreou o display AMOLED nesse tipo de produto. Ela lançou ainda docks que serviam de impressora para os modelos EasyShare e um software com esse nome para transferir arquivos.

O fim e o recomeço

Os anos 2000 são cruéis com a marca e aquela esnobada no digital cobra o seu preço. Em 2002, as câmeras com filme deixaram de sair em alguns mercados e, dois anos depois, aconteceu o mesmo com os filmes. Aí, empregos são cortados aos montes. Em 2008, a maior receita passa a vir do licenciamento de patentes, e não de produtos ou serviços. A empresa tentou separar a divisão de impressoras e produtos químicos e vendeu a de raios X, mas não adiantou.

A falência não demorou a chegar. A Kodak pediu concordata em janeiro de 2012, entrando no programa do governo dos Estados Unidos de proteção às empresas que precisam se recuperar financeiramente

Aí, o mercado de fotografia foi morrendo aos poucos na Kodak. Apple, Google e outras marcas de tecnologia fizeram um saldão e levaram várias patentes da empresa. Ela ainda perdeu os direitos de batismo do Kodak Theater, o auditório em que a cerimônia do Oscar é realizada. O único que durou um pouco mais por lá foi o CEO Antonio Perez, que ficou de 2005 até 2014.

Os equipamentos de scanner, digitalização de documentos, microfilme e outros serviços viraram uma empresa separada com sede no Reino Unido e orçamento bem mais reduzido, a Kodak Alaris. Depois de 1 ano e meio parada, a marca conseguiu investimentos e ressurgiu das cinzas com um foco totalmente diferente. Ela agora é uma empresa de tecnologia focada em imagem.

Uma mão segurando uma câmera

A Kodak hoje sobrevive no mercado de impressão mais voltada ao mundo dos negócios e até de embalagens, além de manter contratos com estúdios de cinema para fornecer filmes. Ela até tentou lançar um smartphone chamado Ektra em 2016, relançou uma câmera Super 8 e até uma action cam chamada PixPro, mas não deram nada certo.

E no Brasil?

Um homem segurando uma câmera

No Brasil, a Kodak sempre teve a mesma superforça mundial, inclusive com várias peças publicitárias nas mais diversas mídias. Ela passou a fabricar câmeras digitais no país na Zona Franca de Manaus em 2008 e, depois da falência de 2013, concentrou todas as operações em São José dos Campos (SP).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.