Você sabe qual gigante da tecnologia tem mais patentes registradas?

1 min de leitura
Imagem de: Você sabe qual gigante da tecnologia tem mais patentes registradas?

A “briga” entre as gigantes empresas de tecnologia parece não ter fim. Quando mais crescem, mais elas querem se consolidar na posição de companhia mais inovadora do mercado, trazendo para o público inúmeras novidades que podem revolucionar a vida das pessoas.

Porém, se você está pensando em Apple, Google ou Amazon como as grandes inventoras do mundo da tecnologia, pense novamente: na lista de registro de patentes, ninguém bate a IBM! Até o último dia 1º de agosto, a empresa havia registrado nada menos que 5.797 patentes no US Patent & Trademark Office desde o início de 2017.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em primeiro lugar

Essa liderança da empresa não é novidade. Conforme é possível ver no gráfico a seguir, desde 2009, pelo menos, a IBM lidera a lista de registros de patentes por empresas. O top 5 é o mesmo desde então, com a Samsung em segundo lugar, a Google em terceiro (tendo ultrapassado a Apple em 2012) e, na quinta colocação, a Amazon.

Em 2017, outra empresa teve grande destaque nas patentes – a Intel. Em 2017 ela garante, até agora, um terceiro lugar, com 2.064 patentes já registradas. Confira a lista completa dos recordistas em patentes no ano atual:

Considerando a soma das patentes registradas desde 2010 por essas empresas, a IBM mantém a liderança e a Samsung a segunda colocação. O restante da lista é praticamente o mesmo, com a inclusão do Facebook, que apresenta recentemente um ótimo desempenho nesse quesito.

Por fim, temos uma amostra do crescimento na quantidade de registros de patentes entre essas gigantes e é aí onde podemos ver quem tem crescido bastante no último ano, com grande destaque para o Facebook (a que mais cresceu desde agosto de 2016) e a Amazon, que vem determinada a ocupar seu lugar entre as companhias mais inovadoras do mercado de tecnologia. A Google, por sua vez, acabou apresentando uma queda de 13,7% nas patentes registradas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.