Seleção: programas para dar maior agilidade no PC

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: programas para dar maior agilidade no PC

Ao utilizar o Windows, muitas vezes percebemos que algumas tarefas dentro do sistema operacional poderiam ser realizadas de maneiras mais fáceis. Embora a Microsoft esteja sempre repensando o dinamismo que o sistema deve proporcionar, muito ainda fica a desejar para alguns usuários, em especial para quem não tem um segundo para desperdiçar em frente ao computador.

Tendo em vista tais aspectos, diversos desenvolvedores sempre estão criando novos aplicativos para facilitar a vida dos usuários, encurtando caminhos e melhorando a organização do sistema e de sua área de trabalho. Boa parte deles é capaz de classificar e agrupar seus atalhos, além de criar diversos desktops para você não lotar apenas um deles.

Logo abaixo, selecionamos alguns dos melhores aplicativos do gênero, de acordo com os downloads e notas dadas por vocês, usuários, em relação a cada um deles.

Agilizando o seu PC!

Docks

Essa pequena palavra descreve as barras de atalhos especialmente desenvolvidas para facilitar o acesso aos seus programas preferidos. Com as docks, você pode organizar melhor seus atalhos, em categorias ou grupos, inserindo ou removendo qualquer um deles rapidamente.

RocketDock

Essa é simplesmente a dock mais baixada e melhor avaliada do site, contando com as funções essenciais para os aplicativos do gênero. Nela, basta arrastar os ícones diretamente para a barra, ou simplesmente clicar nela com o botão direito para realizar mais ações.

É possível definir algumas características interessantes, como a qualidade, opacidade e os efeitos aplicados aos ícones, além da posição da barra na tela. Ela conta com mais de trinta temas diferentes para você deixar tudo ainda mais bonito em sua área de trabalho.

Aqua Dock

Esta é a segunda opção mais bem avaliada pelos usuários se levarmos o número de downloads em consideração. Em um estilo todo baseado na barra de atalhos do Mac OS X, a Aqua Dock esbanja em visual e funcionalidade, facilitando a organização dos programas.

Para acessar as possibilidades de cada função dela, basta utilizar o botão direito do mouse. De uma forma ainda mais intuitiva, a melhor maneira de adicionar ou remover os atalhos do aplicativo é simplesmente arrastando-os para dentro ou para fora dele.

Nexus Dock

A terceira e última opção de docks convencionais para o seu sistema é a Nexus Dock. Com ela, você tem à disposição diversas características interessantes que vão além dos aplicativos comuns, como medidores de temperatura e desempenho do computador.

O programa também conta com diversas opções de personalização e apresenta funcionalidade em todos os sentidos. É possível ainda estipular atalhos do teclado para executar os programas, ou ainda arrastar seus respectivos arquivos diretamente para o software designado para eles.

DOCKS ESPECIAIS

Além dos aplicativos citados anteriormente, existem alguns docks com visuais inusitados e muito interessantes, diferentes das tradicionais. O melhor exemplo nesse sentido é a Magic Formation, que conta com uma diagramação circular dos seus ícones e atalhos preferidos.

Outro download interessante no gênero é a Slider Dock, uma ferramenta muito interessante que dispõe seus programas preferidos em uma espécie de elipse, com noção de profundidade e giros rápidos para encontrar o que você precisa em questão de segundos.

Múltiplas áreas de trabalho

Esta categoria de aplicativos é ideal para quem sempre mantém a sua área de trabalho completamente lotada com programas, documentos e diversas tarefas simultâneas. Assim, alternar entre vários desktops pode ser ideal para organizar melhor tantas ações.

Dexpot

Com esse aplicativo, você pode ter até 20 áreas de trabalho separadas em eu computador. O programa é estável, rápido e funcional, permitindo que você alterne facilmente para o desktop que desejar, sem amontoar todas as suas tarefas em uma única tela.

Ao clicar com o botão direito no ícone do aplicativo, um menu de contexto completo aparecerá, permitindo que você alterne rapidamente ou configure as áreas da maneira que quiser. É possível ainda visualizar todos eles em miniaturas, facilitando a localização dos seus trabalhos.

Deskhedron

Esta é outra possibilidade interessante para você ter diversas áreas de trabalho em seu computador, facilitando na organização dos seus arquivos e janelas abertas. Seu principal diferencial, no entanto, é quanto aos efeitos de transição aplicados, que simulam um cubo girando ao trocar de área de trabalho.

Desktops

A nossa última indicação para aplicativos que criam diversas áreas de trabalho no seu PC é o Desktops. Ele foi escolhido por ser uma das opções mais simples no gênero, sendo fácil de configurar e usar até mesmo por quem nunca lidou com programas semelhantes.

Atalhos no teclado

Não há nada mais cômodo do que ter alguns atalhos específicos prontos para serem ativados diretamente pelo teclado. Todos nós temos alguns programas que abrimos e fechamos constantemente, e uma combinação de teclas para essa ocasião pode ser muito útil.

Qliner Hotkeys

Este é sem dúvida o melhor programa do gênero que temos no site. Com ele, basta escolher o atalho desejado, inserindo-o em alguma tecla específica. Depois disso, tudo o que você precisa fazer para acionar o programa é segurar o botão do Windows, clicando nas letras em seguida.

A interface do aplicativo é muito simples e fácil de usar, bastando arrastar o atalho do seu programa preferido para o teclado virtual do aplicativo. Depois, tudo funcionará automaticamente ao escolher a tecla designada para ele, sem nenhuma complicação.

AutoHotkey

O programa é outra opção interessante para automatizar o uso do seu computador. Ele conta com diversas funções interessantes, mas é um pouco mais complicado de lidar se comparado ao Qliner. No entanto, o download pode ser uma das melhores opções no gênero, facilitando na hora de criar atalhos no seu teclado.

Acesse qualquer pasta a partir da barra de ferramentas!

Uma dica muito legal e que não requer a instalação de nenhum aplicativo adicional pode ser conferida neste link. Na nova página, você aprenderá a inserir um link direto para as pastas do seu computador em questão de poucos segundos, de uma forma rápida e dinâmica.

Não encontrou o que procurava?

Embora os aplicativos sejam algumas das melhores opções para download em seus gêneros, você pode estar procurando algo mais específico para agilizar as suas atividades com o Windows. Lembre-se sempre de utilizar a nossa busca para encontrar o que procura, utilizando palavras-chave que tragam os melhores resultados possíveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.