Estudo diz que terminar mensagens com ponto final é uma péssima ideia

1 min de leitura
Imagem de: Estudo diz que terminar mensagens com ponto final é uma péssima ideia

Você aprendeu na escola: sempre que terminar uma frase, utilize a pontuação correta. Na maior parte das vezes, isso não significa usar uma exclamação, interrogação ou reticências. Pois é... Na maior parte das vezes nós devemos terminar as nossas frases com "pontos". O problema é que um novo estudo diz que, na hora de usar aplicativos de mensagens, é melhor que as pessoas se esqueçam das normas da gramática.

Pesquisadores da Universidade de Binghamton (Estados Unidos) divulgaram um estudo dizendo que as pessoas não se sentem confortáveis com mensagens de texto que terminam com pontos. De acordo com o estudo, mensagens que são encerradas dessa forma passam a impressão de que o texto está sendo pouco sincero e pouco amigável — pois o texto parece mais frio do que realmente é.

As pesquisa foi feita com 126 universitários e a maioria deles relatou exatamente isso que acabamos de dizer. Vale dizer que as mesmas impressões não são sentidas quando as frases encerradas com pontuações adequadas são feitas em cartas escritas à mão, por exemplo.

Exclamação é honestidade!

Eles também chegaram à conclusão de que os textos encerrados com exclamações passam mais honestidade do que aqueles que não usam nenhuma pontuação. Para finalizar, os pesquisadores ainda se lembraram das diferenças entre conversas reais e outras que são realizadas virtualmente.

Para o Washington Post, a pesquisadora Celia Klin disse algo que já estamos acostumados a saber: "Mensagens de texto perdem muitas pistas sociais que são usadas nas conversas reais. Quando falando, as pessoas podem mostrar suas reações com expressões faciais, olhares, tons de voz e pausas, por exemplo. Isso não pode ser usado nos textos, obviamente.".

.....

Você acha que mensagens de texto com ponto final parecem frias e mal-humoradas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.