Mensageiro antiespionagem Hemlis tem seu desenvolvimento cancelado

1 min de leitura
Imagem de: Mensageiro antiespionagem Hemlis tem seu desenvolvimento cancelado

Dois anos atrás, depois que Edward Snowden revelou detalhes sobre os programas de espionagem da NSA, a internet foi tomada por dezenas de projetos de criptografia que visavam burlar os espiões americanos.

Projetado por Peter Sunde, um dos cofundadores do famoso site The Pirate Bay, o Hemlis seria um mensageiro totalmente seguro que proporcionaria aos seus usuários total privacidade. Contudo, mesmo antes de ver a luz, o projeto foi encerrado.

A revelação foi publicada na quarta-feira (22) no blog oficial do Hemlis. O texto explica que a equipe chegou à conclusão de que seria impossível criar um produto que conseguisse concorrer com outros mensageiros já consolidados no mercado, já que vários outros softwares do gênero fracassaram miseravelmente.

“Como a única razão de fazermos isso [o Hemlis] era proporcionar a você uma alternativa viável em grande escala aos sistemas existentes, só há uma coisa que podemos fazer agora: aceitar que nosso projeto está morto. Nós entendemos que bater a cabeça na parede não tem um propósito. Lançar algo que poucas pessoas usarão cria um produto que não se sustenta sem capital externo, e não temos a intenção de seguir por esse caminho”, explica um trecho da mensagem.

Em seu blog pessoal, Peters também comentou a respeito do encerramento do projeto e recebeu várias mensagens de apoio e reclamações das pessoas que doaram dinheiro para o desenvolvimento do Hemlis. O desenvolvedor publicou uma mensagem no post explicando que todas as partes utilizáveis do projeto serão disponibilizadas gratuitamente caso alguém tenha interesse em dar continuidade ao mensageiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.