Testamos o Glass, complemento que promete compartilhar suas experiências na web

3 min de leitura
Imagem de: Testamos o Glass, complemento que promete compartilhar suas experiências na web

Pense na seguinte situação: você está na frente do seu computador, alegre e contente navegando por páginas diferentes quando se depara com uma notícia divertidíssima, que seu melhor amigo (ou amiga) vai adorar.

Qual é a sua reação? Para quem usa o Facebook e Twitter, é hora de abrir as redes sociais e, então, compartilhar o endereço da web, com os comentários sobre como aquela foto é engraçada ou a notícia é absurda. Nesses casos, entretanto, não é possível marcar exatamente o local da imagem ou da frase que chamou a atenção, o que pode ser uma coisa incômoda.

Uma boa notícia para os usuários do Firefox (e, mais adiante, do Google Chrome) é o lançamento de um complemento no qual você é capaz de comentar informações diretamente na página da notícia, sem a necessidade de enviar links ou qualquer outra ferramenta.

Compartilhe na hora

O Glass permite que você, de fato, compartilhe opiniões e informações através de um sistema bastante interessante e fácil de usar. Com ele, você envia o comentário diretamente para seu amigo, sem que ele precise abrir um link, apenas a página da web.

Ao enviar o comentário, seu amigo abre diretamente a página da web e já vê não apenas o que você achou daquela imagem, mas também pode rapidamente responder a você, tornando a comunicação muito mais rápida.

Mande mensagens diretamente no site para seus amigos

Isso faz com que informações legais e bastante pontuais não se percam enquanto você abre uma rede social para, a seguir, mandar o link (e explicar o porquê dele) para outras pessoas. Além do mais, você ainda está no navegador, sem a necessidade de abrir outros programas e sobrecarregar seu sistema.

Amigos conectados

O Glass ainda está em fase beta, portanto não é possível baixar o conteúdo sem o uso de um código de acesso. Exatamente por isso, fizemos um “test-drive” no complemento, trazendo a você os detalhes de como instalar e usar o plugin.

O primeiro passo é criar uma conta no site, uma vez que é necessário estar conectado com seus amigos. Para isso, basta acessar o site do Glass e, caso tenha o código, criar um login com seus dados básicos (nome, email e senha).

Cadastre-se e baixe o complemento

Uma vez cadastrado, o site rapidamente traz o aviso de instalação de um complemento no navegador, que deve ser instalado da mesma forma com que se instala qualquer plugin no Mozilla Firefox, reiniciando o navegador para completar a tarefa.

Ao abrir novamente o navegador, um ícone aparecerá ao lado da barra de endereços, com o logotipo do Glass. É por ali que você vai criar um novo comentário em qualquer site que desejar.

Botão para controlar os slides

Clique no ícone e escolha a opção “new slide” para abrir a janela de conversa na página. Escolha um dos amigos que possuem o Glass e escreva seus “pensamentos” sobre a notícia que ali se encontra e clique em “post” para enviar.

Quando você receber uma resposta ou um novo “slide”, o ícone muda de cor e mostra o número de mensagens postadas, para que você acesse a informação. Ali você, primeiramente acessa o comentário e, caso queira, a página na qual ele está postado.

Crie um novo slide, acesse as mensagens enviadas e ainda encontre contatos

Onde estão meus amigos?

Claro, para enviar comentários aos amigos é preciso estar conectado com cada um deles. Portanto, ao clicar no ícone inserido no navegador, é possível escolher a opção “Contacts”. Ao clicar ali, você entra em sua página personalizada do Glass.

É ali que você pode não apenas buscar amigos, mas listar todos os comentários enviados por e para você, além de baixar o programa em outros computadores que usa. Nesta fase Beta, você pode enviar 10 convites para amigos pelo período de cinco dias, de forma que eles também baixem e usem o complemento.

Convide até 10 amigos para o Glass

É possível também criar listas de favoritos e gerenciar sua conta do Glass, inserindo sua imagem ou modificando a senha de acesso. Você pode ainda editar configurações de privacidade (permitindo que apenas seus contatos vejam a imagem de exibição) e o envio de mensagens por email, para atualizações e afins.

O que achamos

Por estar em fase de testes, em versão Beta, não é justo criticar os bugs que podem acontecer. O que podemos comentar é que o Glass possui boas opções de configuração e personalização, porém  é suportado apenas pelo Firefox, com a promessa de, em breve, estar presente no Google Chrome.  Ainda assim, o complemento demonstra muito potencial e é caprichado, inclusive surpreendendo na rapidez de envio das mensagens e facilidade de uso.

Agora basta esperar que ele seja aberto para novos usuários, afim de que você também possa dar sua opinião sobre o Glass e se divertir trocando mensagens e experiências com os amigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.