Pastas cheias de downloads antigos? Saiba como se livrar deles automaticamente!

2 min de leitura
Imagem de: Pastas cheias de downloads antigos? Saiba como se livrar deles automaticamente!

Não é difícil deixar pastas e mais pastas cheias de downloads antigos. Às vezes quando você resolve fazer aquela faxina no seu computador acaba descobrindo coisas tão antigas que nem se lembrava mais de ter feito aquele download. Não se preocupe, isso é muito mais comum do que você imagina – a não ser que você formate a sua máquina com bastante frequência.

Contudo, o Windows não possui uma ferramenta que dê conta deste problema. Por isso, precisaremos recorrer ao software chamado Belvedere. A grande tarefa do Belvedere é facilitar a sua vida na hora de movimentar arquivos de lá para cá e daqui para lá. Outra ideia muito boa para ajudar a livrar o seu computador de arquivos indesejados é usar o softwares como o CCleaner para garantir que aqueles arquivos temporários e registros de erros não ficarão guardados por toda eternidade no seu disco rígido.

Se você não tem tempo para ficar procurando quais arquivos deletar e tudo o mais, é bom que faça o download do Belvedere. Baixe-o clicando aqui. Feito o download, vamos ver como limpar seu computador de arquivos antigos e que só servem para ocupar espaço.

Primeiro, abra a janela do Belvedere e clique no botão com o sinal de “+” na parte esquerda da tela. Agora, escolha a pasta “Downloads” ou a pasta que você usa para armazenar os seus arquivos baixados.

Depois que você determinou qual é a pasta, é hora de definir a ação. Clique na pasta recém-criada e depois clique no outro sinal de “+” e faça a configuração abaixo para dizer ao computador quais arquivos ele deve deletar da pasta selecionada. Você pode estipular qualquer quantidade de dias para que o programa verifique o tempo que o arquivo está no seu sistema.


O Belvedere não é um programa insensível. Ele também permite a criação de mais linhas de comando para refinar a busca de quais programas devem ser deletados e quais não devem. Para fazer isso, continue na janela de edição de regras e clique no sinal de “+”. Uma nova linha de comando vai aparecer. Observe a imagem abaixo para saber como configurá-la. Lembre-se de que os formatos a serem definidos dependem do que você baixa, mas normalmente os formatos são EXE e ZIP.


Muito bem. Agora que você já sabe como criar comandos no Belvedere, pode organizar seus arquivos sem maiores problemas e sem perder tempo. Com ele, você consegue enviar as imagens para a pasta de imagens, as músicas para a pastas de música e assim por diante. Chega de perder tempo! Ensine  o seu computador a ser mais organizado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.