Diagnóstico de Hardware

4 min de leitura
Imagem de: Diagnóstico de Hardware

Os usuários de informática estão cada vez mais exigentes. Quem antes apenas sabia usar o Windows e os softwares em geral, agora está se interessando por saber um pouco mais sobre o mundo do Hardware. Esta transição é normal, pois a informática evoluiu muito e a grande maioria das pessoas está procurando conhecer um pouco deste imenso universo.

Atualmente é muito difícil você comprar um computador sem saber um mínimo do que está adquirindo. São tantos itens em um computador, que o usuário prefere se inteirar um pouco e conhecer o que está comprando para não levar gato por lebre. Entretanto, algumas vezes você pesquisa muito, mas acaba sendo enganado.

Imagine a seguinte situação: você compra seu computador, o equipa com algumas peças a mais, e por acaso algumas coisas que você desejava executar não funcionam como o planejado. Um possível motivo para seus planos resultarem em frustração é a configuração dos itens de hardware que nem sempre é o que você pensava que era.

Para não ocorrer esse tipo de problema, alguns desenvolvedores criam programas que identificam as especificações além do que o rótulo informa. Confira abaixo os mais indicados e confiáveis para tal tarefa.

CPU-Z

Confira os detalhes do seu processador com o CPU-ZO software mais conhecido para diagnosticar componentes de hardware é, sem dúvida, o CPU-Z. Aclamado por usuários de fóruns e muito utilizado por usuários comuns que tem apenas curiosidade, o programa é ideal para exibir as informações relativas ao processador, a placa mãe e a memória.

O aplicativo é ideal por sua facilidade de uso e pequeno tamanho. Entretanto, alguns detalhes avançados não são exibidos pelo software o que o torna eficiente apenas para quem procura detalhes superficiais.

Fresh Diagnose

Dúvidas sobre a memória? Tente o Fresh DiagnoseO Fresh Diagnose é um programa para quem precisa de mais detalhes sobre seu hardware — e até mesmo sobre o software. O aplicativo está disponível no idioma português e facilita a localização das opções com itens bem grandes e coloridos. Com o Fresh Diagnose você pode até mesmo conferir o que cada processo do Windows está executando em seu computador, e avaliar se são mesmo necessários.

Falando da parte de hardware, o programa detecta vários detalhes quanto à maioria dos itens instalados, sendo que você pode conferir até mesmo a versão da BIOS de sua placa-mãe. Tais recursos são interessantíssimos para quem deseja atualizar o software principal da placa-mãe e até mesmo para saber se seu processador está executando na freqüência prometida.

GPU-Z

Caso você esteja tendo problemas com sua placa de vídeo ou apenas queira detectar se as especificações dela são as mesmas que você encontra no site do desenvolvedor, deve usar o GPU-Z. O aplicativo funciona de maneira semelhante ao CPU-Z, porém com detalhes relativos somente a placa gráfica.

O GPU-Z mostra tudo que há dentro da sua placa

O programa informa valores de memória — incluindo o BUS, as freqüências e o tipo —, do processador gráfico, da versão máxima de DirectX que a placa suporta, e muito mais. Salienta-se ainda que o GPU-Z pode analisar mais de uma placa no mesmo computador, algo muito útil para quem utiliza a tecnologia SLI. Caso você deseje efetuar um teste em sua placa de vídeo, pode usar o GPU Caps Viewer, o qual efetua testes via OpenGL em várias resoluções e com direito a ativação de filtros.

PC Wizard

O PC Wizard é muito semelhante ao Fresh Diagnose, tanto em interface quanto em recursos. O programa informa detalhes gerais sobre os itens de hardware e algumas informações sobre o sistema operacional. Além da funcionalidade de exibir as configurações da sua máquina, o PC Wizard é uma ótima opção para efetuar alguns testes e ver como seu computador se sai. Há testes individuais e um teste global (o qual examina o computador como um todo).

Everest

O mais aclamado programa na área de diagnóstico realmente merece todo o mérito que lhe dão. A quantia de informações do programa é ideal para identificar qualquer problema que esteja havendo quanto aos itens de hardware. Informando desde os detalhes básicos até as temperaturas e velocidades das ventoinhas do computador, o aplicativo nunca deixa o usuário desinformando.

O melhor programa de diagnóstico! Pena que é gratuito para testarUma grande vantagem do Everest é a execução em segundo plano. Através de vários ícones — que você pode personalizar — o software informa instantaneamente os valores de temperatura para você que está testando o computador com softwares pesados ou games. O grande problema do Everest é a limitação quanto ao uso, pois sendo gratuito para testar, o programa limita o acesso aos recursos básicos.

HD Tune

Conheça seu HD por dentro...O HD Tune é uma ferramenta específica para testar os discos rígidos do computador. Além da gratuidade, o programa é muito pequeno e de fácil utilização. Vale ressaltar que o aplicativo detecta as velocidades, efetua testes, mas não irá lhe informar o que pode ocasionar a lentidão em seu HD. Algo interessante no programa é a aba “Health”, a qual indica a saúde do seu HD.

Analise já!

Não perca mais tempo, problemas com hardware são uma dor de cabeça que podem ser resolvidos em pouco tempo e com softwares gratuitos. Se você suspeita que seu computador está lento e não tem a mínima idéia do que está ocorrendo, a melhor solução é averiguar item por item do PC para ver se o hardware está normal. Após análise das especificações de cada peça, alguns testes e comparações com peças do mesmo porte podem ser úteis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.