Agora é lei: fazer memes com figuras públicas é ilegal na Rússia

1 min de leitura
Imagem de: Agora é lei: fazer memes com figuras públicas é ilegal na Rússia

Essa parece uma daquelas notícias do site Sensacionalista, mas é dessa vez se trata da mais pura verdade. Foi aprovada nesta semana uma lei na Rússia que proíbe que os usuários postem memes na internet cujas imagens envolvam figuras públicas ou políticos do país.

Em um comunicado do Roskomnadzor – o Serviço Federal para Supervisão de Comunicações – via VKontakt – o Facebook russo -, o órgão destacou o seguinte: “essa forma de usar imagens de celebridades viola as lei do governo no que diz respeito aos dados pessoais e prejudicam a honra, a dignidade e os negócios de figuras públicas”.

Quem se sentir ofendido com os memes pode levar o caso à Justiça, com o apoio do governo. Já para os sites que hospedam esse tipo de conteúdo, a pena vai desde bloqueio do conteúdo até a desativação do serviço por completo na Rússia. A medida tem sido encarada por muito como uma espécie de censura.

No ano passado, outra lei do Roskomnadzor exigiu que blogueiros com mais de 3 mil leitores se registrem no órgão federal para que possam continuar as suas atividades. O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, é um dos campeões no aparecimento em imagens como essas em todo o mundo. Será que essa lei será capaz de impedir que isso aconteça?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.