Lenny Face: o emoticon que virou sinônimo de comentários pornô no Brasil

4 min de leitura
Imagem de: Lenny Face: o emoticon que virou sinônimo de comentários pornô no Brasil

Basta navegar um pouco por redes sociais, blogs e sites para perceber que a internet é uma fonte quase inesgotável de criatividade, onde a imaginação e as brincadeiras não possuem limites — embora devessem ter.

Os maiores ícones da “zoeira” na web são os chamados memes: montagens com fotos, figuras desenhadas grotescamente e até simples emoticons que, por seu conteúdo ou ideia, têm o poder de se “autopropagarem” entre os internautas.

Um caso de emoji que virou febre no mundo é o “Lenny Face”, que pode ser resumido como uma representação virtual de uma expressão facial de safadeza. Pelo menos essa é a conotação que ele possui hoje. Nesta matéria, nós vamos conhecer melhor essa simples combinação de símbolos que já causou muito tumultuo no mundo digital.

O que é ?

Popularmente conhecido como Lenny Face, mas também chamado de “Le Lenny Face”, “Le Face Face” e “Booty Hunter”, este emoticon consiste basicamente no agrupamento de alguns caracteres Unicode (padrão adotado pelos computadores para representar e manipular todos os sistemas de escrita).

Ele pode ser usado em qualquer tipo de página na internet como forma de construir piadas ou unicamente atuar como spam (termo não relacionado com o envio de emails em massa, mas sim uma abreviatura para “Stupid Pointless Annoying Messages”, ou “mensagem ridícula, sem propósito e irritante” em português).

A origem e a disseminação

Diversos relatos encontrados na internet sugerem que a primeira aparição do Lenny Face aconteceu no fórum finlandês Ylilauta em 18 de novembro de 2012. O emoji teria sido postado em um tópico no qual era discutido se os administradores do site deveriam ou não alterar as configurações de detecção de spam da página.

A discussão se prolongou e muitas pessoas começaram a reclamar que havia muitas mensagens no tópico e uma decisão devia ser tomada de uma vez. Foi quando um usuário anônimo postou o emoticon seguido da frase "esta discussão está vazando dos céus". Isso foi o suficiente para que vários outros envolvidos no debate publicassem variações dessa carinha com diferentes tipos de olhos, nariz e boca. A brincadeira se perpetuou durante aproximadamente três dias nesse site.

Contudo, Lenny Face já tinha expandido seu alcance. Poucas horas depois de “nascer” nessa discussão, o emoji apareceu em diversas seções (incluindo nas páginas de video game e esportes) de outro popular fórum internacional, o 4chan. Nessa oportunidade, a zoeira foi tão grande que diversos usuários foram banidos por atrapalhar os tópicos com a imagem.

O próximo site a ser atingido pelo Lenny Face foi o Reddit, onde um adepto questionou qual seria o significado daquele rosto e anexou em sua postagem uma sceenshot dele sendo usado no 4chan. Uma das primeiras respostas foi a observação da semelhança do emoticon com o protagonista do desenho animado “Bob, o Construtor” — apresentado no Brasil pelos canais Discovery Kids e TV Cultura.

A procura por um sentido para a carinha seguiu ainda para o fórum do World of Warcraft e mais uma infinidade de páginas e blogs de discussão. A repercussão foi tanta que no dia seguinte Lenny Face já ganhava notoriedade no YouTube. Uma das paródias pioneiras foi a que você confere no vídeo abaixo, em que o emoticon ganhava vida e atuava como Will Smith no seriado “The Fresh Prince of Bel-Air” (que aqui foi chamado de “Um Maluco no Pedaço”), um clássico da década de 90.

Até o final de novembro, resultados de pesquisa com o Lenny Face no serviço de hospedagem de vídeos da Google retornavam mais de 1.450 resultados — hoje esse número ultrapassa os 156 mil. Ao mesmo tempo, o emoji invadia também o Facebook. Somente no mês em que foi criado, o meme tinha mais de 150 páginas destinadas a ele na rede social, a mais popular delas com 4.120 “curtir”.

As derivações

Como mencionado anteriormente, logo no seu nascimento o Lenny Face sofreu com algumas derivações. Contudo, foram apenas tentativas falhas e que não acabaram “pegando”. A primeira variação desse emoji que conseguiu notoriedade e se propagar pela web, embora com menos força do que a imagem original, foi essa:

A adaptação surgiu em abril 2013, também no fórum 4chan, e foi definida pelo Emojicons, site que funciona como um dicionário de emoticons, como a expressão de “Keep Calm and Carry On” — que significa “Tenha calma e siga em frente” no nosso idioma.

Outra derivação que viralizou pelas redes sociais mais recentemente usa o Lenny Face como uma cara de surpresa ou excitação dentro de um determinado contexto. Para ficar mais claro, confira os exemplos a seguir.

Em um dia de muito calor:

Na hora do jantar:

Quando você vai pagar a conta:

Abrasileiramento

É natural também que um determinado conteúdo que se espalha pelo mundo acabe ganhando significados diferentes de acordo com o histórico cultural de cada população ou até mesmo de um público específico. Com o Lenny Face e a sua chegada às terras tupiniquins não poderia ser de outra forma.

O emoticon, que por aqui ainda é conhecido como “aquela carinha”, ganhou uma conotação bem diferente da original, que se restringia a uma expressão de espanto pela quantidade de mensagens no tópico de um fórum. Os internautas brasileiros — assim como habitantes de outros países, é verdade — começaram a adotar a imagem para transparecer de maneira descontraída e sutil aquela cara de admiração e até certo ponto de pensamentos “maliciosos”.

Com o tempo, esse teor voltado para a sexualidade se intensificou e hoje em dia o Lenny Face funciona mais como um comentário pornográfico. Basta uma notícia, documentário ou artigo ser publicado na internet para que esse simpático e safado emoticon dê o ar da sua graça.

Tutorial de como fazer

Como bônus de leitura e uma forma de agregar mais informação nesta publicação, nós resolvemos ensinar a você o método manual de produzir o Lenny Face. Acompanhe o guia passo a passo descrito abaixo:

  1. Abra parênteses
  2. Dê um espaçamento
  3. Digite 0361 e, na sequência, pressione Alt+X
  4. Execute a combinação Alt Gr+E
  5. Dê um espaçamento
  6. Digite 035C e, em seguida, pressione Alt+X
  7. Digite 0296 e, na sequência, realize a combinação Alt+X
  8. Dê um espaçamento
  9. Digite 0361 e depois pressione Alt+X
  10. Execute a combinação Alt Gr+E
  11. Feche parênteses
  12. Por fim, você tem o Lenny Face
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.