Retrospectiva: primeiro semestre de 2011

10 min de leitura
Imagem de: Retrospectiva: primeiro semestre de 2011

Depois de seis meses, o ano de 2011 já trouxe diversas notícias para quem gosta de tecnologia e quer ficar ligado nas melhores informações a respeito de lançamentos, acontecimentos e novidades de eletrônicos. Com tantas notícias assim, fica até difícil acompanhar os detalhes de tudo que rolou.

Para deixar você completamente ligado no que aconteceu nessa primeira metade do ano, fizemos uma lista completa com os melhores assuntos do site. Assim, quem já viu pode relembrar e, quem ainda não viu, pode ficar atualizado em todas as informações que passaram por aqui.

Janeiro

Eventos

Janeiro não é apenas o primeiro mês do ano, mas também é o mês da CES e da Campus Party. Novidades são o que não faltam nas duas “feiras”, que trouxeram as notícias mais quentes do mês no mundo da tecnologia em apresentações e palestras interessantes.

CES 2011 (Fonte da imagem: Reprodução/Site oficial da CES)

Anúncios

Entre os anúncios que bombaram no primeiro mês do ano, certamente a Motorola trouxe destaques mais do que esperados. Além do Motorola Xoom, tablet aguardadíssimo e com suporte a Flash, a empresa ainda lançou o Atrix, um dos smartphones mais potentes do mercado.

Xoom 

Motorola Xoom (Fonte da imagem: Reprodução/Motorola)

Acontecimentos

Três notícias quentes fizeram a alegria e a tristeza dos fãs da Apple. A primeira delas é referente ao afastamento de Steve Jobs da empresa. Apesar de não afirmar o motivo, o que se acredita é que o CEO mais conhecido do mundo começou o ano cuidando da saúde.

Outra notícia da Apple que fez a cabeça da galera foi a abertura da Mac App Store, a loja de aplicativos para o Mac.

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

A Microsoft também não ficou parada e já dava sinais do lançamento do sistema operacional logo no começo do ano. Apesar do Windows 7 SP1 ter sido lançado em fevereiro, todas as informações sobre as melhorias trazidas pela atualização chegaram já em janeiro.

Foi na CES 2011 que se viu também o domínio dos processadores ARM, especialmente para os portáteis. São menores que os outros processadores, possuem circuitos mais simples e trazem economia de energia. A Intel e a AMD estão com a hegemonia ameaçada.

Claro que a Intel não ficou esperando sentada e também lançou seu novo processador na CES 2011. A segunda geração Core oferece uma performance até duas vezes mais rápida do que as encontradas no mercado.

Ainda falando em hardware, a Samsung desenvolveu a primeira memória DDR4, que utiliza tecnologia 30 nm e é mais eficiente no gerenciamento de energia.

Para completar, o mês de janeiro ainda teve muita política, já que o governo egípcio derrubou a internet de um país inteiro. O ditador Mubarak tentou conter a onda de protestos que tomou conta do país, pedindo sua saída do poder.

(Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times)

Fevereiro

Eventos

O grande evento do mês de fevereiro foi a MWC 2011, feira de portáteis que acontece em Barcelona. E não faltaram novidades sobre as diversas marcas de celulares e tablets conhecidas no mundo inteiro.

Anúncios

Durante a WMC 2011, o que mais se ouviu foram as palavras “tablet” e “Android”, já que os novos dispositivos móveis abraçaram o sistema operacional da Google feito especialmente para eles. E o Honeycomb parece ter vindo para ficar, com o anúncio oficial no início de fevereiro.

Entre as novidades do congresso, quatro dispositivos se destacaram dos demais. Primeiro deles é o HTC Flyer, o primeiro tablet da empresa com Android.

Na lista dos melhores aparecem dois aparelhos da LG: o Optimus Pad e o Optimus 3D. Tanto o tablet quanto o celular trazem suporte 3D e dispensam o uso de óculos especiais.

LG Optimus 3D (Fonte da imagem: Reprodução/LG)

Para completar a lista dos melhores, a Samsung apresentou o Galaxy Tab em sua nova versão, um tablet com tela de 10 polegadas e um processador potente para dar conta do recado.

Fora da MWC 2011, a HP também trouxe novidades para a linha de tablets e de celulares. O TouchPad utiliza o webOS e tela de 9,7 polegadas e os celulares Pre 3 e Veer, com funcionalidades semelhantes e designs diferenciados.

(Fonte da imagem: HP Palm)

Acontecimentos

Depois do Windows Live Messenger, foi a vez do Messenger Plus! Live 5 ter lançamento oficial, com direito a compatibilidade completa com a última versão do mensageiro da Microsoft.

Fevereiro foi ainda o mês do lançamento dos novos MacBooks, deixando o site da empresa fora do ar por algum tempo.

Março

Eventos

O grande evento do mês de março novamente volta a ser a Apple, com o lançamento do iPad 2 em todo o mundo. Steve Jobs já está de volta e foi ele mesmo o porta-voz das novidades do aparelho mais fino e leve que seu antecessor.

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

Além da conferência da Apple, ainda houve a Game Developers Conference 2011 (GDC), com cobertura do Baixaki Jogos, e a CTIA 2011, para quem está ligado no mundo wireless e suas novidades.

Anúncios

Mas não foi apenas o anúncio do iPad que chamou a atenção dos leitores do site. O Internet Explorer 9 também apareceu cheio de “pompa” para a festa, com características que certamente deixaram os usuários com vontade de testar o navegador.

O Firefox também chegou com roupagem nova em sua versão 4.0, com ainda mais qualidade de navegação e atualizações recorrentes nos próximos meses. De acordo com a empresa, as versões 5 até a 7 chegam ainda em 2011.

A briga das placas de vídeo também continua acirrada, e ficou ainda maior em março. A NVIDIA apresentou a GeForce GTX 590 e a AMD a Radeon 6990, duas potências que rodam qualquer game da atualidade.

Acontecimentos

Março foi um mês muito especial para nós, já que o Tecmundo entrou no ar. Com isso, os usuários do Baixaki também podem acessar um conteúdo especializado, com as melhores notícias e artigos do mundo tecnológico.

Foi no novo site, inclusive, que trouxemos mais informações sobre o 3DS, o console portátil da Nintendo. Seguindo a tendência do ano, o console de bolso conta com suporte 3D, dando mais profundidade aos elementos do game.

O mundo tecnológico também teve destaque no tapete vermelho com “A Rede Social”, de David Fincher. O filme sobre Mark Zuckerberg, criador do Facebook, já tinha recebido o Globo de Ouro de melhor filme em fevereiro, e recebeu mais quatro prêmios Oscar.

Entre tantas notícias boas, uma realmente ruim abalou o mundo em março: o terremoto do Japão. A catástrofe trouxe muitos atrasos e prejuízos para as empresas de tecnologia, entretanto, também mostrou que os avanços na área podem crescer, especialmente quando se trata de formas de prevenir e ajudar nesse tipo de incidente.

Desastre do Japão (Fonte da imagem: Reuters)

Abril

Anúncios

O grande anúncio do mês de abril é o HTC Sensation, que conseguiu até mesmo ofuscar os smartphones da Nokia. O novo aparelho traz processador dual-core Snapdragon, Android 2.3 e tela de 4,3 polegadas.

A Sony também lançou dispositivos em abril, dessa vez dois tablets compatíveis com jogos de PlayStation. Batizados de S1 e S2, os aparelhos chegam para entrar de vez na briga pelo novo mercado de dispositivos portáteis do gênero.

E para os fãs da Apple, o iPhone 4 branco finalmente foi liberado para venda em 28 países (o Brasil ficou de fora). Entretanto, as reclamações sobre o tamanho do aparelho deram o que falar.

Acontecimentos

Um tema recorrente não apenas no mês de abril, mas também nos meses seguintes, foi o ataque à PSN, rede da Sony para os usuários online do PlayStation 3. A iniciativa abriu espaço para discussão sobre os hackers, a segurança dos dados de usuários e a fragilidade de sistemas governamentais.

Outra discussão relacionada à privacidade aconteceu com os usuários do iOS, Android e Microsoft Phone 7. Segundo informações, as empresas estariam armazenando dados de localização de usuários e, a seguir, fornecendo esse conteúdo para terceiros.

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

Para completar, Larry Page assumiu a diretoria da Google e o YouTube lançou um canal de vídeos ao vivo, o YouTube Live.

Maio

Anúncios

O início de maio trouxe ainda mais novidades para os fãs da Maçã, com o lançamento da nova geração de iMacs, equipados com  processadores Sandy Bridge e GPU AMD. Os modelos já estão disponíveis no Brasil.

Acontecimentos

Já a Microsoft resolveu investir pesado e comprou o Skype por 8,5 bilhões de dólares. Com isso, o que se espera é uma integração ainda maior com o MSN, Kinect e o sistema operacional móvel Windows Phone 7.

E não poderia passar em branco a morte de Osama bin Laden, líder do grupo terrorista Al-Qaeda e responsável pelos ataques ao World Trade Center, em 2011.

(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)

Junho

Eventos

Entre os eventos de junho, o que não pode faltar é a E3 2011, maior feira de games do mundo. A feira teve cobertura completa pelo Tecmundo e trouxe novidades em consoles, games e muito mais.

Além da E3, a conferência de desenvolvedores da Apple também deu o que falar com o lançamento do iOS 5, com Steve Jobs e o iCloud. Isso sem contar os rumores referentes ao iPhone 5.

Anúncios

Falando em E3, um dos destaques nas novas tecnologias dos games é a OnLive, serviço capaz de rodar os maiores games no computador sem a necessidade de potência na máquina. Uma análise da evolução já havia sido realizada em fevereiro, mas outras notícias surgiram durante a feira.

Porém, a grande novidade ficou por conta da Nintendo, com o lançamento de um novo console. Para quem já tinha gostado do Wii, a gigante dos games liberou informações sobre o Wii U, a nova diversão da galera.

Wii U

Controle do Wii U (Fonte da imagem: Reprodução/Nintendo)

Outro aparelho que chamou a atenção foi o Sony NGP, o novo portátil que deve substituir o PSP. O aparelho deve chegar às lojas apenas no final deste ano, mas já deu o que falar desde o início de 2011 e durante a E3.

Já fora da E3, outro anúncio importante de junho certamente foi a Google+, nova rede social da gigante da web. Ali você pode adicionar os amigos em círculos, entrar em conferências e compartilhar o conteúdo de links.

Acontecimentos

Completando a lista dos assuntos mais quentes desse primeiro semestre, não podia faltar a LulzSec e a Anonymous, que começaram pela Sony e hackearam boa parte de sites importantes, inclusive no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.