Estudo com esportistas permite diagnóstico de doença cerebral degenerativa

1 min de leitura
Imagem de: Estudo com esportistas permite diagnóstico de doença cerebral degenerativa

(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o site PBS, pesquisadores da Universidade da Califórnia conseguiram, pela primeira vez, diagnosticar a encefalopatia traumática crônica em pacientes vivos. Trata-se de uma doença cerebral degenerativa que geralmente afeta indivíduos com histórico de lesões e impactos violentos constantes na cabeça — como os pugilistas, por exemplo — e que normalmente só pode ser detectada através de necropsias.

Segundo a publicação, a doença provoca o acúmulo de uma determinada proteína que causa o processo degenerativo. Os pesquisadores da UCLA realizaram um estudo com ex-jogadores de futebol americano — indivíduos com histórico de lesões semelhante ao dos pugilistas —, utilizando uma ferramenta para obter imagens do cérebro desses esportistas.

Os cientistas conseguiram detectar um acúmulo de proteínas concentrado em regiões do cérebro responsáveis por funções como a memória e as emoções, em um padrão semelhante ao encontrado durante as necropsias de pacientes. O estudo ainda se encontra em fase preliminar, mas os pesquisadores esperam poder desenvolver tratamentos preventivos que poderão ser empregados antes de os pacientes comecem a mostrar os primeiros sintomas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.