Belgas querem construir "rosquinha marítima" para armazenar energia eólica

1 min de leitura
Imagem de: Belgas querem construir "rosquinha marítima" para armazenar energia eólica

(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com a Reuters, a Bélgica pretende construir uma ilha artificial no Mar do Norte — a três quilômetros da costa Belga — para armazenar energia eólica. A estrutura será feita de areia e contará com o curioso formato de donut, aquelas famosas rosquinhas tão apreciadas pelo Homer Simpson.

Segundo a publicação, a ilha servirá para armazenar o excesso de energia produzida por extensos parques eólicos instalados no mar, e o espaço vazio localizado bem no meio dela — daí o formato de rosquinha — contará com reservatórios de água que serão utilizados para manter os níveis de energia equilibrados.

Usina “hidreólica”

Assim, quando a produção de energia for sobressalente, ela será utilizada para bombear a água do centro ilha para fora, e para recuperar a energia, um sistema de comportas permitirá que a água do mar volte a entrar, ativando uma série de turbinas que gerarão mais energia da mesma forma que ocorre com as usinas hidrelétricas.

Atualmente, 57% da energia consumida na Bélgica é obtida através de usinas nucleares, e apenas 4% da eletricidade é produzida por meio de parques eólicos. Entretanto, problemas detectados em dois reatores levaram o governo a buscar novas alternativas, e se o projeto da ilha for aprovado, os belgas preveem que a construção pode ser concluída dentro de um prazo de dois a cinco anos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.