NASA garante que a Terra não será atingida por asteroide em 2036

1 min de leitura
Imagem de: NASA garante que a Terra não será atingida por asteroide em 2036

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Nem bem superamos a última ameaça de fim de mundo, e eis que começam a circular novos rumores sobre a possibilidade de que a Terra enfrente um novo apocalipse em 2036. Entretanto, de acordo com a NASA — que já se tornou uma verdadeira especialista em lidar com esse tipo de pânico — não há nada para temer, pois o asteroide Apophis não deve se chocar conosco.

Descoberto em 2004, o asteroide conta com o tamanho de mais de três campos de futebol juntos. Inicialmente, segundo algumas estimativas preliminares — calculadas a partir de sua órbita —, havia uma probabilidade de 2,7% de que o astro colidisse com a Terra em 2029. Porém, a descoberta de novos dados descartou essa possibilidade, apontando que o impacto poderia ocorrer em 2036.

Contudo, com base em dados obtidos entre 2011 e 2012 através de diversos telescópios espaciais, bem como em informações reunidas com a observação de uma passagem distante do asteroide na última quarta-feira, dia 9 de janeiro, os especialistas da agência espacial estão seguros de que a humanidade não corre perigo de viver um Armageddon. O Apophis passará próximo ao nosso planeta, mas a probabilidade de que ocorra uma colisão é de 1 em 1 milhão.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.