Confira alguns benefícios de tomar chá todos os dias

2 min de leitura
Imagem de: Confira alguns benefícios de tomar chá todos os dias

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Todo mundo diz que tomar chá faz bem e, como todas as dietas malucas que surgem todos os dias por aí, ouvimos falar muito sobre essa bebida. Mas, além do emagrecimento, você saberia dizer quais são os benefícios reais de incorporá-la à sua rotina?

O The Huffington Post publicou uma notícia sobre como os chás e as infusões podem fazer bem para a saúde. Confira a seguir:

Melhora no sistema imunológico

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Oregon, o chá verde pode melhorar o nosso sistema imunológico, estimulando o desenvolvimento das células T — ou linfócitos T —, responsáveis por coordenar as funções de defesa do nosso organismo.

Diminuição de doenças cardíacas

Segundo um estudo realizado por pesquisadores britânicos, tomar três ou mais xícaras de chá por dia parece estar relacionado à diminuição do risco de desenvolver doenças cardíacas, provavelmente devido ao grande conteúdo de antioxidantes presentes nessa bebida. Além disso, cientistas da Universidade de Maryland encontraram evidências de que os chás verde e preto podem prevenir o desenvolvimento da arteriosclerose.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

E, de acordo com a Clínica Mayo, o chá verde também tem a interessante propriedade de ajudar a baixar os níveis de triglicerídeos e colesterol, prevenindo assim o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

Prevenção e tratamento do câncer

Pesquisadores da Universidade de Strathclyde, na Escócia, conseguiram reduzir o tamanho de tumores em laboratório depois da aplicação de um extrato de chá verde rico em um tipo específico de flavonoide (substância encontrada em abundância nessas bebidas). Segundo os cientistas, os tumores diminuíram de tamanho diariamente, chegando, em alguns casos, a desaparecer por completo.

Outro estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade do Missouri, apontou que o chá verde e o ouro podem ter efeitos positivos no tratamento do câncer de próstata. Os cientistas utilizaram os compostos da bebida como mecanismo de transporte para nanopartículas de ouro radioativo, capazes de matar as células cancerosas de ratinhos doentes.

Pressão alta

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental conduziram um estudo que apontou que três doses diárias de chá preto ao dia podem reduzir ligeiramente a pressão alta. Embora não seja indicado que pacientes hipertensos abandonem seus medicamentos, o consumo do chá pode ser utilizado como um coadjuvante no tratamento.

Outros benefícios

Segundo a Clínica Mayo, o chá também pode contribuir para evitar a formação de placas bacterianas e cáries, pois conta com substâncias capazes de destruir as bactérias responsáveis por esses problemas bucais.

Além disso, a cafeína presente na bebida pode ajudar a prevenir e a desacelerar o desenvolvimento do mal de Parkinson, provavelmente por deixar a mente mais alerta e aumentar a disponibilidade de dopamina no cérebro.

Fontes: The Huffington Post, Clínica Mayo, European Journal of Clinical Nutrition, Universidade do Oregon, Universidade de Maryland, Universidade de Strathclyde, Universidade do Missouri e Universidade da Austrália Ocidental

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.