Paleontólogos sugerem que todos os dinossauros podem ter tido penas

Imagem de: Paleontólogos sugerem que todos os dinossauros podem ter tido penas

Ampliar (Fonte da imagem: Repodução/ScienceNews)

Os primeiros dinossauros se pareceram muito mais com pássaros gigantes do que os cientistas suspeitavam. Quem propõe tal afirmação é o paleontólogo do American Museum of Natural History, Mark Norel. Ele fez um estudo sobre o assunto depois de ter encontrado o esqueleto de um animal fossilizado, que indica que todos os ancestrais dos dinos podem ter sido animais cobertos por penas.

De acordo com o site da revista americana ScienceNews, Norell diz que os pesquisadores já haviam encontrado esqueletos de dinossauros com penas. No entanto, essa é a primeira vez que o animal está tão notoriamente distante de ancestrais ornitológicos. A descoberta recebeu o nome de Sciurumimus albersdoerferi e pertence à classe dos “megalossauros”, que contavam com dentes afiados, garras e com uma carcaça grande e pesada.

O espécime data de mais de 150 milhões de anos atrás e mede apenas 70 cm, mas poderia ter chegado a mais de 10 metros de altura. Agora, o autor do estudo espera poder descobrir de que cor eram as penas do dinossauro e, quem sabe, encontrar mais evidências para comprovar essa teoria.

Fonte: ScienceNews