Ilustração mostra todos os planetas conhecidos e em escala

Imagem de: Ilustração mostra todos os planetas conhecidos e em escala

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/xkcd)

A imagem acima, publicada pelo site xkcd, mostra todos os planetas que foram descobertos até junho de 2012, em escala. Apesar de supersimples, a ilustração é perfeita para visualizar quantos desses astros já foram encontrados e o quão diminuto é o nosso Sistema Solar — em destaque dentro do pequeno retângulo cinza, próximo ao centro da figura.

O desenho, então, mostra todos os 786 planetas que já foram descobertos pelo homem, com círculos representando seus diferentes tamanhos. Contudo, a imagem reproduz apenas uma minúscula — muito minúscula mesmo! — fração de todos planetas que existem no universo e que ainda não foram descobertos.

De acordo com o texto no centro da imagem, os planetas da figura orbitam ao redor de outros sóis e só foram descobertos recentemente. A maioria deles parece enorme porque era assim que os astrônomos acreditavam que um planeta devia ser. Contudo, hoje em dia já se sabe que os planetas menores são, na verdade, muito mais comuns.

Além disso, não sabemos nada sobre o que existe nesses planetas, mas, com telescópios melhores, essa realidade pode mudar — o número de planetas na figura também. E bem depressa.

Fonte: xkcd