Novo superpapel é à prova de água, antibacteriano e magnético

1 min de leitura
Imagem de: Novo superpapel é à prova de água, antibacteriano e magnético

(Fonte da imagem: Reprodução/Forbes)

De acordo com uma notícia publicada pela Forbes, um grupo de cientistas italianos criou um spray capaz de transformar uma simples folha de papel em um supermaterial resistente à água, além de ser antibacteriano e magnético.

Os pesquisadores, do Instituto Italiano de Tecnologia de Gênova, desenvolveram um processo que recobre qualquer fibra de celulose — material com o qual os papéis e tecidos de fibras naturais são feitos — com uma camada reagente. Para isso, eles utilizaram moléculas de celulose combinadas com uma solução de nanopartículas, resultando em uma espécie de capa protetora.

Para agregar “superpoderes” ao papel, os cientistas simplesmente alteraram um pouco a composição da solução, adicionando nanopartículas capazes de repelir a água, tornar o papel magnético ou espantar germes e bactérias. Até mesmo substâncias que façam a folha brilhar no escuro foram adicionadas pelos pesquisadores.

O melhor de tudo é que, de acordo com os cientistas, as propriedades do papel ficam inalteradas, significando que ainda é possível escrever, desenhar, imprimir ou fazer aviõezinhos com ele.

Fontes: Journal of Materials Chemistry, Forbes e Digital Trends

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.