Site usa física e gráficos para provar que vídeo é fake

2 min de leitura
Imagem de: Site usa física e gráficos para provar que vídeo é fake

Você já deve ter visto na internet o vídeo acima. Ele faz parte do projeto Human Birdwings, no qual Jarno Smeets, um engenheiro mecânico holandês, levanta voo como um pássaro, permanecendo no ar por quase um minuto batendo asas.

O filme gerou muita discussão, com muitos afirmando que se tratava de uma armação. Foi então que alguém decidiu dar uma olhada mais minuciosa sobre o projeto e determinar se o filme é real ou não. O site Wired pediu que Rhett Allain, um professor de Física da Universidade do Sudoeste da Louisiana, aplicasse o seu conhecimento para comprovar a veracidade das imagens.

Allain realizou duas análises diferentes, uma sobre as imagens e outra aplicando as leis da Física. Será que ele conseguiu chegar a alguma conclusão?

Análise do vídeo

De acordo com o físico, uma forma de fazer com que um vídeo como este pareça mais autêntico é adicionar movimentos à câmera. Para isso, seria necessário criar dois filmes — um original e o outro com os “efeitos especiais” — que depois podem ser mesclados com o uso de um software específico.

Depois de estudar as imagens de vários ângulos e jogá-las em um programa de análise de vídeos, Allain descobriu que as cenas do filme provavelmente foram capturadas por mais de uma pessoa. Entretanto, depois de avaliar vários gráficos e cálculos, o físico não conseguiu observar nenhum indício mostrando que o vídeo apresente “efeitos especiais”.

Além disso, para não deixar muita margem para dúvidas, Allain fez uma estimativa para a velocidade durante o voo. Calculando a trajetória do homem-pássaro, assim como o seu peso e altura aproximados, o professor concluiu que, embora algumas ações possam ser um desafio para um humano, nada do que vemos no vídeo é impossível.

Conclusão: hum... Pode ser!

Aplicando as leis da Física

Ao comparar a envergadura das asas e o peso corporal do homem-pássaro com o de pássaros normais, Allain chegou à conclusão de que o voo também é possível. O físico fez uma série de estimativas, calculando como seria o resultado do experimento ao utilizar um tipo de asas similar às do vídeo e verificando qual seria a força necessária para que um humano levante voo.

Conclusão: pois é... Também é possível!

Real ou fake?

Rhett Allain, depois de analisar o vídeo e realizar cálculos considerando uma série de possibilidades, não conseguiu provar que as imagens sejam falsas. Embora pareça mentira, o físico não conseguiu encontrar nada que comprove que o projeto se trata de uma armação.

Será que o velho sonho de poder voar como um pássaro realmente poderá se tornar realidade?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.