Fonte da imagem: Wikipedia

Pesquisadores do Instituto McGowan de Medicina Regenerativa, da Universidade de Pittsburgh descobriram uma forma de regenerar completamente a pele humana queimada. Com o avanço das pesquisas com células tronco, foi possível criar um spray que pode ser a cura para queimaduras.

 O projeto desenvolvido pelo Dr. Jörg Gerlach ainda está em fase inicial, mas os resultados são bastante positivos: em apenas uma hora e meia, é possível retirar células tronco adultas da pele do indivíduo e distribuí-las sobre a região queimada com um tipo de spray. Em poucos dias, a pele estaria completamente restaurada.

Este processo substituiria os transplantes, que permite implantar pedaços novos de pele sobre as áreas afetadas. Porém, com a técnica utilizada atualmente, a nova camada cutânea é bastante sensível, o que faz com que possa levar semanas ou até meses até a recuperação total.

A invenção eliminaria este o processo longo e doloroso, além de prevenir as mortes decorrentes de queimaduras graves, que ocorrem por infecções causadas pela falta da pele. Até agora foram realizados testes com 12 pacientes, que tiveram a regeneração completa em apenas quatro dias.

Cupons de desconto TecMundo: